Fotos: @lucasrosin
Casa Baru abre suas portas para que cada visitante descubra, questione e celebre o potencial transformador do design autoral
A Casa Baru é um convite a mergulhar na essência do design autoral brasileiro, uma celebração da criatividade coletiva em que cada peça conta uma história e traz consigo um mundo de significados. Como uma casa aberta aos amantes da arte e do design, a mostra abraça a diversidade em todas as suas formas, desde as sutilezas das texturas até a ousadia das cores e a multiplicidade das formas. Cada ambiente foi cuidadosamente concebido para evidenciar o potencial do design nacional, valorizando os criadores que transformam ideias em objetos de presença marcante, capazes de dialogar e harmonizar com nosso cotidiano.
Sofá @labmobili - Estante Curvas @estudioniz - Xiloteca Ovos Capirias veganos @studiovolanti
Poltrona Tango @solkadesign - Mesas Tempo Rei @ andregrippidesign
Mesa Lateral Alfaiate @studio.delacruz - Banco Templo @studiosegatti
Tapete @puntoe filo – Luminária de piso @studio_stefanovicz
Esta primeira edição, sediada pela Labmobili, no bairro do Campo Belo, em São Paulo, traz a assinatura do arquiteto Otavio Carderan, especialista em projetos corporativos de alto padrão, que se propôs a construir uma narrativa capaz de envolver o visitante em uma experiência sensorial e reflexiva.
Em cada espaço, o público é convidado a explorar a união entre estética e função, descobrindo a história por trás de cada peça e refletindo sobre o papel do design na construção de uma economia mais sustentável e integrada. A exposição exalta a economia circular criativa, onde o valor do design ultrapassa o produto em si, enaltecendo as trocas colaborativas que viabilizam novos processos de produção e consumo.
Cama Ibirapuera @studiovolanti – Manta Cama Tangente @microcosmo.casa -
Telas Volpi @tapetoatelier – Tapete Moon @noemisaga_atelier - Gavetinhas C/D @edel__stein
Aparador Terra @estudiopedroluna - Abajur Eclipse @phai.design –
Vela Velão @_playground.co
Mesa Helsinki @labmobili – Cadeira Doma @leon.ades – Cadeira Maipo @estudiofabianosalbego – Pufes Atmos @_formabruta – Sofá Goma @andregrippidesign + @paschoal_ambrosio - Mesa de centro Pedra Furada @trovaestudio - Poltrona Hygge @studio.lucascarames – Mesa lateral Hex @edel__stein - Espelho Pivô @esimbiose – Mesa Saturno Perna @_playground.co – Fotografia de Nelson Kon @constancegaleria
Casa Baru emerge como um espaço onde o desenvolvimento de cada peça é tratado de forma miscigenada, levando a multiplicidade de cores, formas e texturas para um cenário imaginário: uma casa onde cada objeto foi projetado e executado por talentos independentes. Essa diversidade é não apenas uma resposta à crescente demanda por originalidade, mas também uma afirmação do poder de colaboração entre arquitetos, designers e pequenos fornecedores locais. Aqui, o design ganha vida com o compromisso de fortalecer a economia local e ampliar os laços entre criadores, promovendo um fluxo de ideias que transcende o produto e se reflete em uma visão de futuro para o design brasileiro.
Mesa Helsinki @labmobili – Armário Galgo @knotartesanal – Bowl de mesa Astronautinha @_playground.co - Cadeira Maipo @estudiofabianosalbego
A curadoria da Casa Baru propõe uma experiência imersiva e interativa, que ultrapassa a simples observação. Ao circular pelos ambientes, os visitantes se deparam com o inesperado e são estimulados a imaginar novas possibilidades para os objetos que nos rodeiam. As conversas e encontros proporcionados pela mostra incentivam o público a questionar o que o design pode ser e a valorizar os objetos do cotidiano como elementos narrativos que carregam afetividade e identidade. Talks e debates com os designers presentes ampliam essa experiência, dando voz a histórias e perspectivas que revelam o verdadeiro valor por trás de cada criação.
Mesa Tokyo @labmobili – Cadeira Leve @edel__stein - Cadeira Terra @estudiopedroluna
Cadeira Faces @tiiedesign - Cadeira Matriz @_formabruta
Em última instância, a Casa Baru transcende o ambiente expositivo e se configura como um manifesto vivo em prol de uma economia colaborativa. Ao valorizar a produção artesanal e o design de baixo impacto ambiental, a mostra encoraja o público a reconsiderar o ciclo de vida dos produtos e a apoiar práticas que promovam a inovação em três pilares essenciais – economia, sociedade e meio ambiente. A integração entre diferentes estúdios e criadores, cada um com sua trajetória única, rompe as barreiras invisíveis que nos cercam, ampliando nossa percepção sobre os espaços que habitamos e estimulando uma conexão afetiva com tudo o que nos rodeia.
Chaise longue Neguev @leon.ades – Mesa de apoio Quadra @waltercuco – Banco Enxada @estudiopedroluna
SERVIÇO:
1a Casa Baru
Local: Showroom Labmobili
Endereço: Rua João Álvares Soares, 1799. Campo Belo, São Paulo.
Visitação aberta de 2 a 7 de dezembro, das 9 às 19h.
Entrada gratuita
Informações: 11 99413-4686
A 1ª Casa Baru tem o apoio de Tintas Coral, Ercolano, Punto e Filo e Donatelli
Cadeira Joaquim e Mesa Creta @labmobili
O que é a Baru
Baru promove o contato e a interação entre designers independentes e clientes, e visa profissionalizar e incentivar o crescimento do design nacional
Mais do que um marketplace, a Baru é um coletivo de designers independentes que funciona como uma empresa de serviços, cuja intenção final não é apenas vender um produto mas facilitar o contato dos artistas com os clientse. Além de um showroom online é também agência, centralizando a oferta de diversos serviços para os designers em um só lugar.
A Baru é formada por criadores que sentiram a necessidade de instrumentos para facilitar o trabalho dos designers. Do time da Baru fazem parte Carol Magliari, gerente de produto, Flávia Garcia, gerente comercial, Martina Fahning, gerente de marketing, e Lucas Rosin, gerente de mercado. O objetivo da Baru é dar forças aos criativos, em suas mais diversas necessidades, ao mesmo tempo que fomenta a venda de produtos de alta qualidade, de design autoral e com produção nacional, cuja missão é reverter a maior parte dos ganhos para os criadores. “Buscamos uma sustentabilidade real, com uma economia circular, uma política econômica do cuidado com os empresários e cliente, tendo sempre as pessoas como sujeito e finalidade da atividade econômica, buscando uma sustentabilidade real no âmbito social e econômico. Nós conseguimos compreender profundamente as necessidades da nossa classe para pensar em soluções eficientes, e entendemos a importância da democratização da informação para o fortalecimento da nossa comunidade”, sustentam os fundadores da Baru.
Sofá @labmobili – Mesa lateral Atol @estudiofabianosalbego – Tapete @puntoefilo
Poltrona Tango @solkadesign – Mesa lateral Alfaiate @studio.delacruz
Comments