top of page

Espaço de sensações

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 19 de jun.
  • 4 min de leitura

Ambiente convida à reconexão com a natureza e ao que é essencial

Projeto Traço 8 Arquitetura @traco8_arq 


Guiadas pelo tema da CASACOR São Paulo 2025, Semear Sonhos, as arquitetas Letícia Figueiredo e Priscila Sunao, da Traço 8 Arquitetura, criaram o Trilha Onírica, banheiro de 25 m². O ambiente se propõe a ser uma travessia sensível entre o real e os sonhos. A experiência pessoal das profissionais, que fazem trilha como parte do seu processo de higiene mental e reconexão, também ajudou na concepção do projeto. 


As arquitetas Letícia e Priscila na Trilha Onírica: design biofílico é pilar do projeto que marca estreia da dupla na CASACOR.



Tudo começa em um corredor estreito e acolhedor, onde as paredes ganham vida com a obra Itinerário Botânico, pintada à mão sobre papel pela artista plástica e muralista Dominique Jardy. As pinceladas da artista francesa, radicada no Rio de Janeiro, e reconhecida por transformar espaços em experiências sensoriais, evocam o som do balanço do vento nas folhas, a luz filtrada por elas e os mistérios de uma floresta.


Piso recebeu revestimento da Lepri. Papel pintado à mão de Dominique Jardy contribuiu para o cenário onírico.



O paisagismo composto por Lírio-do-amazonas (Eucharis grandiflora), Ciclanto (Cyclanthus bipartitus), Antúrio plowmanii (Anthurium plowmanii), Orelha-de-elefante (Alocasia macrorrhizos), Palmeira licuala (Licuala grandis), Papagaio (Heliconia rostrata) e Palmeira pinanga (Pinanga coronata) cria uma paisagem viva e tridimensional, como se as folhas pintadas por Jardy se tornassem reais pelas mãos da paisagista Kelly Hornos, do Casa K Paisagismo. 


O propósito de cada material escolhido para a Trilha Onírica é estimular os sentidos do visitante e ajudá-lo a se transportar para um ambiente de conexão com a natureza. Estes sentidos são aguçados logo nos primeiros passos, pela textura e o visual de terra úmida granulada do revestimento cerâmico irregular Invecchiatto Olaria Concrete (7x7), da Lepri. 



Ao final do corredor, o visitante se depara com a histórica janela arqueada que emoldura o verde do parque como uma pintura viva e traz um respiro ao ambiente. É através dela que as barreiras entre o banheiro e o mundo se dissolvem, conectando o interior e o exterior, o sonho e a realidade. 



Neste ponto, a bancada feita em quartzito Avocatus escovado, executada pela Marmolux, traz à memória as formações rochosas da bacia amazônica, que abrigam espécies de plantas, aqui representadas pela Palmeira Petrópolis (Lytocaryum weddelianum), Lirio-do-amazonas (Eucharis grandiflora) e Filodendro ondulado (Philodendro undulatum).


Além do paisagismo, o volume da bancada é preenchido pelos vasos da coleção Jardim de Corais, criados com exclusividade para o ambiente pelo designer e ceramista Alisson Silva. Feitas com argila branca, as peças carregam ancestralidade nas técnicas de torno, acordelado e monoqueima — processo que consome menos energia e polui menos. A inspiração veio da urgência em preservar a natureza, escancarada pela morte dos corais, e da necessidade de semear o futuro. “Usei um calcário de coral verdadeiro para trazer textura às peças e apliquei óxido de cromo, ferro e cobre no barro ainda úmido, criando uma pintura semelhante ao lodo que afeta o crescimento dos corais”, explica o artista. 


O toque de tecnologia e funcionalidade vem das cubas de apoio em inox Corten fosco, da Deca, com tecnologia hidrofóbica que repele a água e mantém as superfícies secas e livres de manchas. A composição se completa com metais de bica alta, da linha You, também da Deca, em acabamento brown matte, que reforça a paleta terrosa do ambiente.



Como um banheiro funcional, o ambiente conta com três cabines privativas, incluindo uma PNE com fraldário, com paredes cobertas pelos mesmos desenhos do corredor, para que a conexão com a natureza não se quebre. O espaço é acessado pela porta arqueada, quase lúdica, que parece nos levar ao interior de uma árvore. Essa sensação é reforçada pelo teto curvo do hall de acesso às cabines, revestido com MDF Nogueira Bourbon, da Duratex, e realçado por uma iluminação suave em LED, que valoriza os veios da madeira e cria uma experiência imersiva.


Essa atmosfera sensorial do ambiente é intensificada pelos pendentes Palmeira, de Amanda Favoreto, produzidos com palha de buriti. O projeto de iluminação, elaborado pela Natilux, valoriza as texturas e cria ritmo visual. No corredor, o visitante é conduzido por um perfil de LED, no piso, e também pelos espetos de luz espalhados pelas floreiras.


A ilusão de óptica segue adicionando detalhes ao ambiente e transforma a experiência espacial em algo além do físico. A parede de espelhos traz profundidade e amplia visualmente o ambiente, duplicando a trilha e a clareira proposta pela janela. O elemento se transforma, assim, em um portal simbólico para o futuro, oferecendo a escolha de um novo caminho que precisa ser semeado no presente.


Para as arquitetas, semear sonhos é permitir que a natureza penetre os espaços da casa e da vida.  A “Trilha Onírica” é um convite para transformar o ato cotidiano em um ritual e um gesto de reconexão com o essencial, com o tempo das coisas feitas à mão, com intenção, afeto e propósito. O design biofílico como pilar conceitual do projeto mostra que um banheiro também pode ter arte e ser um lugar de introspecção, pausa e de semear sonhos. Um território onde o concreto abriga o verde e a função se curva à poesia.



Fornecedores:

Piso: Lepri Modelo Olaria Invecchiatto Concrete 7x7

Arte na parede: Dominique Jardy (pintado à mão)

Pendentes: Amanda Favoreto Luminária Palmeira

Vasos: Alisson Silva Jardim de corais

Escultura Favo: Rapha Preto

Metais, louças, papeleira e cabide: Deca

Tintas Coral: Verde Artesão

Poltrona Terra: Estúdio Pedro Luna 



留言


Mantenha-se atualizado

Obrigado pelo envio!

O Melhor Lugar do Mundo - blog de decoração, arquitetura, design e interiores. Notícias, dicas e análises do mundo da decoração.

  • Ícone do Instagram Branco
  • TikTok
bottom of page