top of page
  • Foto do escritorLuiza Oliva

Bossa brasileira na Itália

Pelo segundo ano consecutivo, o jovem designer paulistano Rafael Oliva participará do Fuorisalone e do Salone del Mobile de Milano


Jovem designer paulistano expõe pelo segundo ano em maior evento do design mundial. Foto: Fernanda Nunes



Para o espaço brasileiro da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com curadoria do designer Bruno Simões, Rafael levará as banquetas Trini, nas versões em Teca natural e ebanizada. As banquetas representam a fusão perfeita entre a tradição do artesanato e a elegância do design contemporâneo brasileiro, e fazem parte da família que nasceu com o banquinho Trini. “Estou orgulhoso em ser selecionado pelo Bruno Simões para estar em Milão, ao lado de grandes nomes do design nacional”, comemora.



Banquetas Trini: produção 100% artesanal.Fotos: Renata Zambello



Rafael explica que tanto o banquinho como a banqueta Trini traduzem o conceito de versatilidade descomplicada: “A linhaTrini traz os alicerces da minha marca, a Lab Mobili, em seu DNA. A produção das peças é 100% artesanal, valorizando as técnicas e a produção brasileiras. Utilizamos madeira maciça e de reaproveitamento, respeitando a cadeia sustentável com um design único e atual.”


Versão ebanizada das banquetas Trini. Foto: Renata Zambello



Rafael Oliva e suas criações, rumo a Milão. Foto: Renata Zambello



Em 2023, Rafael também participou do espaço brasileiro do Fuorisalone com a mesa de jantar Helsinki, que após o evento permaneceu exposta na galeria Fragile, em Milão. “É maravilhoso estar novamente no maior evento de design de móveis do mundo. Nossa marca é jovem e acreditamos em um viés mais colaborativo e acessível do design de mobiliário. Com minhas criações busco democratizar o design autoral brasileiro, com móveis criativos, duráveis e de qualidade”, diz.


Rafael Oliva e a mesa Helsinki, exposta no Fuorisalone de 2023.

Foto: Divulgação Lab Mobili



Além da exposição na Università di Milano, Rafael Oliva terá outras de suas criações, a linha de móveis Pietro, participando do Salone del Mobile de Milano. A linha composta por poltrona, apoio de pé e banco foi criada por Rafael para a J.Marcon, fabricante brasileiro que este ano completa 75 anos de tradição em mobiliário, e estará no estande da Abimóvel. “Com essa linha, procurei unir a excelência da marcenaria tradicional ao design minimalista. Presto também assim uma homenagem ao meu avô Pietro Oliva, italiano que veio para o Brasil trazendo na bagagem a maestria das técnicas artesanais da marcenaria, e com quem aprendi o gosto pelas manualidades e pelo cuidado e amor à madeira”, diz Rafael.


Saiba mais sobre o espaço brasileiro na Milano Design Week

O espaço brasileiro no Fuorisalone 2024 é um projeto da Apex Brasil, em parceria com Abimóvel e apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e do Ministério das Relações Exteriores e Itamaraty. O tema este ano é Coccoloba e, segundo o curador Bruno Simões, é um manifesto do design brasileiro de resiliência e originalidade. “As 50 empresas selecionadas para expor durante a Semana de Design de Milão refletem a nossa atualidade - criações de diferentes regiões, com materiais e técnicas diferentes, inspiradas na nossa própria cultura e biomas em busca de reconhecimento", resume Bruno.

A Coccoloba gigantifolia é uma descoberta recente na Amazônia brasileira. Espécie com folhas registradas como as maiores do mundo, ela tem baixa altura e, por isso, teve que se adaptar às condições de pouca luz natural. Assim, a espécie desenvolveu uma enorme folha capaz de trabalhar 24 horas fazendo fotossíntese. Para Bruno, a planta permite um paralelo perfeito com o processo de design. “A Coccoloba desafia as condições estabelecidas para criar uma expressão original, para resolver e inovar. Da mesma forma que buscamos constantemente a nossa própria voz, estamos cada vez mais, coletivamente, compreendendo a nossa responsabilidade em relação aos processos sustentáveis. No Brasil isso significa muito, é grande a nossa obrigação de preservar, respeitar e enaltecer nossa diversidade e riqueza natural”, pontua. 


Saiba mais sobre Rafael Oliva e a Lab Mobili

Formado em design de produtos pela FAAP e com passagem pela University of Plymouth na Inglaterra, Rafael Oliva atuou em diferentes campos do design. Integrou a equipe de design da Philips, do estúdio e instituto dos Irmãos Campana. No Instituto Campana, pôde desenvolver sua criatividade não só desenhando móveis, mas também ensinando artesanato para as crianças e adolescentes residentes da comunidade do Moinho, localizada no centro de São Paulo.

A Lab Mobili nasceu em 2019 do encontro entre Rafael Oliva e o administrador Marcelo Germano, ambos com o desejo de traçar um novo caminho no design, explorando um viés mais colaborativo e acessível. Entre as criações de Rafael estão sofás, cadeiras, poltronas, mesas, aparadores, racks, estantes, balanço, bancos e banquetas.


Marcelo Germano e Rafael Oliva, sócios da Lab Mobili. Foto: Divulgação



As inspirações para as coleções vêm de uma vertente minimalista, onde as nuances de texturas e linhas expandem a essência de cada produto. Os materiais também se destacam pelo processo criativo, uma vez que a marca investiga constantemente esses elementos para ressignificá-los através do mobiliário.  

A marca também incorpora a manualidade em seus produtos através de parcerias com artesãos, comunidades e ONGs de todos os cantos do Brasil. Integra o fazer manual para amplificar técnicas e tradições pouco conhecidas, estimulando uma troca de conhecimentos e linguagens. Eleva o artesanato ao nível do design através de um olhar mais contemporâneo e irreverente.

Para além da estética e funcionalidade, a Lab Mobili propõe em suas criações o sentimento de pertencimento. Valoriza o potencial do móvel de contar sua história, dialogar com um espaço e se expressar no tempo. Rafael vê o mobiliário pertencendo ao ambiente de forma intrínseca. “O nosso produto convida o cliente a participar de uma troca de experiências e vivências em seu próprio lar”, enfatiza Rafael Oliva.

O trabalho da marca incorpora a ideia de produção consciente e responsabilidade social. Cada etapa de criação do produto é pensada de forma a minimizar desperdícios, introduzir mais materiais ecológicos, incentivar uma produção local e justa. Um ciclo criativo, produtivo e sustentável para o cliente e a sociedade.


@rafaelolivadesign

@labmobili




29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page