top of page

Contemplação e conexão com a natureza

Praça Tekohá, ambiente do paisagista Luciano Zanardo na CASACOR São Paulo, traz arte nativa e integração com o meio ambiente


No hall de entrada da Praça, destaque para o gigante painel da foto O Tronco, de Marcelo Menezes. Foto: @mca_studio



“O lugar onde somos o que somos”. É esse o significado de “Tekohá”, termo da filosofia guarani que conduz todo o projeto de Luciano Zanardo para a 37ª CASACOR São Paulo, maior mostra de arquitetura, arte, design de interiores e paisagismo das Américas. A Praça Tekohá ocupará os 129m² cedidos pela mostra ao paisagista convidado, e o povo guarani não será o único a ter suas tradições honradas no ambiente sustentável proposto por Zanardo.


O povo Mehinaku, situado no território indígena do Xingu no Mato Grosso, estará representado pelas obras do artista Kulykirda Stive Mehinaku. A Praça Tekohá terá de 15 a 20 peças originais do artista, conhecido pelos bancos esculpidos em madeira na forma de animais nativos do Xingu. A parceria fortalece a criatividade do espaço e reforça, também, o tema da atual edição da mostra, De presente, o agora, que encoraja os profissionais convidados a apresentar projetos focados em sustentabilidade, integrados ao meio ambiente.


Bancos zoomorfos do artista Kulykirda Stive Mehinaku: arte nativa. Foto: @mca_studio



“Para os guaranis, o sentido da vida é encontrado na contemplação da natureza e na conexão com ela. Eles veem o ser humano como parte integrante do mundo natural, e buscam compreender suas energias e mecanismos como um processo também natural. A Praça Tekohá é um espaço que oferece as condições para a existência e para a realização do modo de vida ancestral, refletindo a importância dessa conexão”, explica Zanardo.

Kulykirda, além de artista, é técnico em agroecologia e Agente Indígena de Saúde (AIS). Suas obras já estiveram expostas em exposições nacionais, como “Bancos Indígenas do Xingu” na Bienal de 2019, em São Paulo, e em museus fora do Brasil, como o Tokyo Teien Metropolitan Museum no Japão, que recebeu, em 2018, a exposição “Benches of the Brazilian Indigenous People: Human Imagination and Wildlife”, da qual Kulykirda fez parte.


Luminária pendente de Alice Izumi e grande deck em madeira certificada de cumaru da Fazenda Deck. Foto: @bianauiack



Esta é a primeira participação das obras de Kulykirda na CASACOR, e a quinta participação de Zanardo na mostra. Desde sua estreia no evento, em 2019, o paisagista tem deixado sua marca com projetos inovadores que fundem beleza e consciência ambiental. Para ele, o tema é sempre relevante. “É crucial que eventos de grande porte, como a CASACOR, abordem temáticas de sustentabilidade, pois isso influencia diretamente os profissionais a desenvolverem projetos mais conscientes”, reflete Zanardo.


A iluminação da Praça Tekohá é da lighting designer e arquiteta Alice Izumi, com luminárias da Natilux Iluminação. A grande luminária pendente foi desenvolvida por Alice Izumi sobre um tronco de árvore cumaru da Areka’a com resultado fantástico. O tronco foi selecionado e ganhou uma nova forma e propósito, se transformando em uma verdadeira escultura luminosa.


Composição com vasos da Organne e espécies tropicais, mesclada à arte indígena de Kulykirda Stive Mehinaku. Foto: @mca_studio



A vegetação tropical exuberante do espaço aparece nos vasos vietnamitas da Organne. 

Entre as espécies da Flora São Francisco selecionadas por Zanardo estão palmeiras exóticas e folhagens, como palmeiras livistonas, ⁠palmeiras catechus, ⁠mini rafis, ⁠palmeiras arengas, curvuligos gigantes, ⁠palmeiras Tepeijilote, ⁠filodendros ondulatum, ⁠filodendros xanadus, ⁠jiboias limão e ⁠filodendro verde (ambas na forração de vasos).


O piso da Praça Tekohá é um grande deck em madeira certificada de cumaru da @fazendadeck, mesma fornecedora da parede em muxarabi no hall de entrada. Também no hall, destaque para a imagem O tronco do fotógrafo Marcelo Menezes, a maior obra fotográfica da história da CASACOR, com mais de 5 metros de altura por 4 metros. Os tapetes do espaço são da By Kamy.


Luciano Zanardo: @zanardopaisagismo

Kulykirda Stive Mehinako: @stivemehinako 

Areka’a: mobiliário em madeira (https://www.instagram.com/arekaabrasil/)

Fazenda Deck: Deck e Muxarabi (https://www.instagram.com/fazendadeck/)

Flora São Francisco: vegetação tropical (https://www.instagram.com/florasaofrancisco/)

Marcelo Menezes: obra “O tronco” (https://www.instagram.com/marcelo_menezes_photo/)

Organne: vasos vietnamitas (https://www.instagram.com/organneoficial/)

Alice Izumi:  Lighting designer (https://www.instagram.com/aliceizumi/)


Foto: @bianauiack



Foto: @mca_estudio



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page