Em diálogo com o tempo
- Redação
- 24 de jun.
- 3 min de leitura
Ambiente da maai arquitetura propõe uma arquitetura consciente e criativa
Projeto maai Arquitetura @maaiarquitetura
Fotos: @juliatotoli.foto
Fundado em 2012 pela união dos arquitetos Mônica Pinto, Arnaldo Pinho e Isabel Veiga, o escritório maai Arquitetura, com sede em Brasília, celebra sua estreia na CASACOR São Paulo 2025. Com o ambiente Ciclo Vivo, a maai traz para a CASACOR SP sua filosofia de criar cenários de vida que combinam elegância, atemporalidade e conforto, sempre buscando refletir a essência de quem habita o espaço.


O tema da CASACOR 2025 é Semear Sonhos. E é nesse espírito que a maai arquitetura celebra a transformação contínua e a harmonia entre passado, presente e futuro, em um espaço de 57m² (sala e bar). “Rejeitamos a arquitetura como gesto vazio ou mera reprodução de tendências. Nosso compromisso é criar ambientes que dialogam com o tempo, respeitando a história e semeando possibilidades para o amanhã. Em Ciclo Vivo, cada curva, textura e elemento natural é um convite à contemplação e ao pertencimento”, afirma o trio de arquitetos.



Detalhes arquitetônicos cuidadosamente pensados conferem identidade e fluidez ao ambiente. As paredes receberam elementos em gesso com formas curvas e onduladas, revestidos com papel de parede texturizado, adicionando suavidade e profundidade. Um painel ilustrado com vegetação exuberante evoca a paisagem original do Parque da Água Branca. Valorizando a estrutura tombada do casarão que abriga a mostra, um canto originalmente arredondado inspirou a criação de novas curvas nas demais paredes e aberturas. Elementos originais, como o piso e a porta de entrada, foram restaurados e preservados, reafirmando o compromisso com a memória do lugar.


Diversos elementos de destaque enriquecem a experiência sensorial e conceitual do ambiente. Peças icônicas do design brasileiro, como a poltrona Chifruda de Sérgio Rodrigues e a Cadeira de Embalo de Joaquim Tenreiro, dialogam com lançamentos da própria maai, como o aparador e as mesas de centro da coleção Mariana. Uma imponente escultura em formato de jaca, com 170 cm, criada pela artista Adriana de Capela especialmente para o espaço, exalta a riqueza da natureza brasileira. A pedra natural Yellow Bamboo, quartzito utilizado na jardineira e na bancada do bar, e a composição de tapetes com desenho personalizado pela maai complementam a curadoria, que também inclui arandelas selecionadas, tecidos naturais e um cuidado artesanal nas composições, convidando o visitante a desacelerar e se reconectar.

A sustentabilidade é um pilar fundamental do projeto “Ciclo Vivo”. A decisão de restaurar e manter elementos existentes minimiza o uso de novos recursos e valoriza o patrimônio. A pedra Yellow Bamboo foi reaproveitada da desmontagem de um estande da Expo Revestir 2025, promovendo a economia circular. A vegetação é composta por espécies resilientes e adaptadas, contribuindo para a biodiversidade do parque. Além disso, o espaço foi projetado para funcionar sem ar-condicionado, respeitando a estrutura tombada e aproveitando a ventilação natural, uma estratégia de eficiência energética. O uso de materiais de baixo impacto, como gesso e revestimentos minerais, reforça o compromisso com uma arquitetura consciente.
“É com imensa alegria que agradecemos a oportunidade de participar da CASACOR São Paulo — a maior mostra de arquitetura, design e paisagismo da América Latina. Estar entre tantos profissionais incríveis, trocando experiências e mostrando o melhor de Brasília será uma honra e um marco na nossa trajetória. Levar nosso olhar, essência e criatividade para esse palco tão importante nos enche de orgulho e inspiração. Obrigado à curadoria, parceiros, colaboradores e a todos que visitarem nosso espaço com tanto carinho. Seguimos cheios de ideias, conexões e vontade de criar ainda mais.”, comentam Arnaldo Pinho, Isabel Veiga e Mônica Pinto, da maai arquitetura.
Fornecedores e Parceiros:
Obra: GCP construções e reformas
Automação e Sonorização: Arte em cinema
Iluminação: Persoluce
Mármore: Brasigran e Multipedras
Tapete: Decoralle
Mobiliário: Hill House, Jader Almeida, Estudio Bola, Novo ambiente e San German
Paisagismo: Depieri
Papel de parede: Wallcovering
Quadros: Cerrado Galeria
Marcenaria: MB


Mônica Pinto, Arnaldo Pinho e Isabel Veiga, arquitetos da maai Arquitetura
Comments