A Casa Legado, projeto do escritório Carol Miluzzi Arquitetura, convida os visitantes da CASACOR São Paulo a uma experiência sensorial de pertencimento ao ambiente e também ao mundo. O espaço emociona e transmite a harmonia da vida em uma casa que acolhe e abraça.
Fotos: Camila Santos
A arquiteta se inspirou em ambientes que contam histórias através do tempo - uma característica muito marcante do escritório, que possui uma assinatura contemporânea, e ao mesmo tempo repleta de história e garimpos.
Partindo do princípio de que não somos uma extensão da natureza, mas sim, parte dela, as paredes da Casa Legado estampam uma obra que retrata a mata tropical, assinada pela artista francesa Dominique Jardy, radicada no Rio de Janeiro. A arte impressa no papel de parede leva o nome de O Chamado da Floresta e foi feita com a técnica de acrílico sobre papel.
Foto: MCA Estúdio
Na Casa Legado cada detalhe foi cuidadosamente pensado para proporcionar uma experiência única. Sobre o sofá, a obra Bruma, tapeçaria em lã natural de Lorena Bruno remete a uma floresta vista de cima. Entre as obras de arte que adornam o espaço estão a tela da artista espanhola Noemi Carpu e a instalação da goiana Fabiana Queiroga.
O ambiente surpreende pelo equilíbrio de elementos contemporâneos e clássicos, representados pela escolha do mobiliário e objetos de décor que possuem assinaturas plurais, como o acervo de peças e mobiliário desenhados pelo ateliê Le Fatagis assinados por Gustavo Neves, os designs contemporâneos das poltronas e abajures de Sérgio Rodrigues e a luminária - do acervo pessoal de Carol Miluzzi - do arquiteto francês Le Corbusier. Tudo isso em contraste com os móveis e objetos dos séculos XVIII e XIX garimpados na França pelo antiquário Arnaldo Danemberg Collection.
Lareira Cone da Construflama no centro da Casa Legado.
A proposta da Casa Legado é romper com rótulos e estilos pré-definidos, refletindo a autenticidade que existe na individualidade do ser humano e que está presente em cada um de nós. A escolha dos revestimentos e paleta de cores usados na Casa Legado refletem bastante a assinatura do escritório. O piso do espaço recebeu pastilhas de porcelana massa plena da Keramika, criando um piso único e sofisticado. Na cozinha, a arquiteta optou pela linha Cotto Ricci da mesma marca, aplicados em paginação na parte frontal.
Nas curvas da cozinha, revestimento Cotto Ricci da Keramika.
A produção do projeto foi minuciosamente pensada, com um cuidadoso garimpo em lojas, antiquários e até mesmo na própria casa de Carol e seu marido e sócio Willian Vasconcelos. Alguns objetos passaram pelo processo de upcycling com desenho autoral da própria arquiteta.
Um exemplo é a mesa de jantar que veio da casa de Carol e Willian e reflete muito da identidade e essência deste espaço. Algumas peças, como cadeiras, toalhas e a coleção de crochês das avós do casal, também foram garimpadas em seu acervo pessoal. Além disso, os tapetes sobrepostos da By Kamy agregam movimento e personalidade à sala, com desenhos étnicos que enriquecem a mistura de estilos presentes na Casa Legado. O resultado é um espaço que convida todos a se sentirem em casa, acolhidos por uma atmosfera única e repleta de significados.
No papel de parede da artista plástica Domenique Jardy, a natureza vai para dentro da casa.
A Casa Legado na CASACOR SP 2024 é um convite à uma imersão onde a natureza se funde com arte e o design fazendo uma provocação sobre qual é o legado que queremos deixar para as próximas gerações. Sobre o respeito com o mundo e todos os recursos que ele nos oferece para viver com harmonia, segurança e conforto no planeta Terra. Um espaço que convida todos a se sentirem em casa, acolhidos por uma atmosfera única e repleta de significados.
Carol Miluzzi e Willian Vasconcelos na Casa Legado.
Carol Miluzzi Arquitetura
@carolmiluzziarquitetura
Commentaires