top of page
  • Foto do escritorLuiza Oliva

Ode à rusticidade sertaneja

A arquiteta Aline Borges preparou uma ode ao sertão brasileiro no banheiro O Sertão é dentro da gente. No espaço de 55m² a tradicional rusticidade sertaneja encontra a elegância contemporânea.


Foto: MCA Estúdio



Foto: Estúdio NY18



Extraído da essência do clássico "Grande Sertão Veredas", de Guimarães Rosa, e das raízes familiares da arquiteta, O Sertão É Dentro da Gente é uma viagem ao coração do sertão na CASACOR São Paulo 2024. “Um ambiente que honra tradições e explora a materialidade da arquitetura raiz do norte de Minas, que tem a terra como principal matéria-prima”. Com a terra como elemento central, materiais naturais e ancestrais compõem o espaço, conferindo um aspecto vernacular que é tanto rudimentar quanto contemporâneo. “Esta estética é complementada pela arte viva do renomado Speto, cujo mural é uma janela para a alma sertaneja”, explica Aline Borges.


Foto: Estúdio NY18



Logo na entrada, uma parede curva em pedra guia os visitantes. As paredes de taipa e o piso de Travertino arenado evidenciam a inspiração natural. Os materiais se estendem para as bancadas, que fazem um contraponto à modernidade das louças e metais da Deca. O teto é revestido por madeira, emoldurando todo o espaço.


A sustentabilidade é mais do que um conceito, é a respiração do projeto. A escolha de materiais de baixo impacto ambiental e técnicas construtivas sustentáveis reflete um compromisso com a geração mínima de resíduos. A natureza cíclica do design incentiva o visitante a contemplar práticas de consumo responsável e consciente.

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page