top of page
  • Foto do escritorLuiza Oliva

Revitalização

Viaduto em São Paulo passa por reforma completa e troca de pastilhas


O Viaduto Santa Ifigênia, no centro de São Paulo, está passando por uma grande reforma. Seu piso de pastilhas será totalmente renovado, com peças idênticas às originais, que serão fornecidas pela Keramika (@keramikaoficial). 



O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) aprovou as pastilhas da Keramika por terem as cores iguais ao antigo revestimento do Santa Ifigênia, nos tons preto, branco e terracota.


Keramika forneceu pastilhas nos mesmos tons das originais.


As novas pastilhas de porcelana são idênticas porque foram desenvolvidas pela Keramika para atender exclusivamente a este projeto. Elas são antiderrapantes, não riscam e não são esmaltadas - elas têm os corantes incorporados à massa, garantindo a durabilidade e qualidade. Os 3.600 metros quadrados de pastilhas foram fornecidos pela Keramika já paginados para a instalação, que terá início em maio. O viaduto também será revitalizado estruturalmente, com a reforma de contrapiso e ferragens. 


Pastilhas originais desgastadas e com trechos já sem os revestimentos, soltos pelo tempo de uso.


No estilo Art Nouveau, o Viaduto Santa Ifigênia tem uma estrutura metálica com três arcos e 225 metros de extensão. A estrutura foi fabricada na Bélgica e desembarcou no Brasil pelo Porto de Santos. Inaugurado em 1913, inicialmente o viaduto tinha revestimento de blocos de granito para a passagem de bondes. Só nos anos 1970 ele foi fechado para veículos e recebeu o piso de pastilhas, que permaneceu até hoje e finalmente será restaurado. 


Estrutura fabricada na Bélgica também será restaurada.



Fotos: Divulgação Keramika



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page