Suíte acolhedora
- Redação
- 3 de jun.
- 3 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
Na sua quarta participação na CASACOR, a arquiteta propõe um refúgio urbano como convite para desacelerar o pensamento
Beatriz Quinelato https://beatrizquinelato.com.br/ @beatrizquinelatoarquitetura
Fotos @mca_estudio
Inspirado no encontro entre a arquitetura histórica e uma proposta contemporânea, Beatriz Quinelato apresenta, em sua quarta participação na CASACOR São Paulo 2025, o ambiente “Sopro”. Com 45m², o projeto ocupa parte de um edifício tombado da década de 1930, e propõe novas formas de habitar que valorizam a memória do lugar, mas também apontam para o futuro. O nome do ambiente faz referência à ideia de leveza, pausa e renovação.


Arquiteta Beatriz Quinelato no espaço Sopro: madeira é elemento central do espaço.
Desenvolvido dentro do tema da mostra para este ano, “Semear Sonhos”, o projeto propõe um novo olhar para o morar, com a ideia central de desacelerar, oferecer um respiro, um sopro. Essa visão se reflete nas escolhas de materiais, na paleta de cores e na forma como o espaço foi pensado com funcionalidade e conforto.

As janelas amplas oferecem vista para o Parque da Água Branca, onde acontece a CASACOR. O pequeno móvel abaixo da janela é da @casateo_ e o quadro da @arte.fasam
Um dos pontos de partida é o piso original em taco, cuidadosamente restaurado para manter viva a memória do edifício. A madeira também aparece no forro, feito em Tauari Cerrado Mate e fornecido pela Akafloor, criando uma ligação entre os acabamentos - a trama quadriculada se destaca por trazer textura e lembrar discretamente a arquitetura original da casa. Mais do que um elemento construtivo, o forro assinado pela marca atua como um respiro visual, ampliando a sensação de acolhimento e trazendo identidade ao espaço.

Materiais naturais, como madeira e pedra, e tons terrosos aproximam o ambiente da natureza.
Contemplando living, dormitório e biblioteca em um único espaço fluido, a marcenaria, feita sob medida, organiza a área de leitura com prateleiras, nichos abertos e volumes definidos, que acomodam livros, objetos e obras de arte. A lareira, feita em pedra bruta, ajuda a aquecer e reforça o clima acolhedor.
Entre os destaques do mobiliário está a poltrona Lina, uma homenagem à arquiteta Lina Bo Bardi, assinada pela Suíte Design para a Lider Interiores. A escultura Seres, do designer André Ferri, também se destaca: com 1,30m de altura, a peça combina madeira e cerâmica em uma composição que fascina e transcende as fronteiras da criatividade.


O banheiro fica reservado atrás de uma parede orgânica e mantém a linguagem do ambiente. As pedras brutas aplicadas no box e na bancada trazem uma conexão direta com a natureza.

Escultura Seres, de @andreferriatelier, se destaca junto à cama.
A paleta de cores em tons de cru, marrom, creme e verde, aproxima o ambiente da natureza. As janelas amplas oferecem vista para as árvores e para o lago do parque, criando uma continuidade entre o espaço interno e externo. As persianas de madeira no tom cerejeira, da Amorim Cortinas, oferecem elegância e funcionalidade, controlando a luz e garantindo privacidade com estilo. Já as cortinas e tapetes de textura suave contribuem para o conforto térmico, visual e acústico, seguindo a proposta de pausa e cuidado estabelecidos. Uma cuidadosa curadoria de móveis de design e obras de arte completa o projeto, reforçando a proposta de ambiente elegante e acolhedor.

Serviço:
Mobiliário: @liderinteriores
Persiana de madeira bambu: @amorimcortinas
Pintura: @tintascoral
Marcenaria: @duratex
Forro em madeira: @akafloor_oficial
Revestimentos: @colormixrevestimentos
Louças e metais: @decaoficial
Iluminação: @elluceiluminacao
Tapete: @phenicia.concept
Piso: @prapisar
Tecidos cortinas: @ecosimple
Comments