Mármores, granitos e quartzitos enchem as mostras de decoração e arquitetura Casacor pelo Brasil afora de cores, veios e beleza nos mais diversos ambientes
Fotos: Xico Diniz
Os arquitetos Odara Machado e Victor Calmon, da @voraarquitetura, assinam a Cozinha Dendê na Casacor Bahia. A dupla propôs uma cozinha moderna em conexão com as raízes da essência da culinária baiana. O ambiente tem uma base de tons terrosos mas o ponto focal são as bancadas em Azulli, rocha natural da região cearense do Serrote, há 80 km de Fortaleza. Caracterizada por veios dourados e fundo levemente azulado, pode ser classificada na tipologia das rochas como um traquito (entre um arenito e um quartizito), que na escala de dureza de Frederich Mohs tem um índice de dureza entre 6 a 7 pontos, ou seja, é uma rocha difícil de ser riscada. Mas, apesar de resistente, os arquitetos recomendam sempre que se faça um tratamento na pedra, para repelir água e óleo, evitando manchas na superfície.
Foto: Darci Bastos
Na Circulação de Presente, o Agora, da Casacor Piauí, o arquiteto Aloisio Evangelista @aloisioevangelista.arq utilizou o quartzito Woodstone, uma rocha nordestina de tons terrosos da Margran Teresina @margran.teresina. A escolha da pedra, segundo o arquiteto, foi perfeita para dar o arremate final do espaço com o meio ambiente.
Fotos: Edgard César
O Pavilhão Arco, projeto dos arquitetos Luciano Pena e Vinícius Alano da @tresarquitetura para a Casacor Brasília, integra diversos espaços em uma área de 170 m², em uma edificação construída a partir do diálogo com a arquitetura da Arena BRB Mané Garrincha, onde acontece a mostra. Imensas claraboias permitem que se veja a laje de concreto e banham o ambiente de luz natural. O quartzito Fantastic Brown foi utilizado na bancada e o granito verde Pantanal na fachada, no fundo da cozinha e nos tampos de mesa. Ambas são pedras naturais extraídas no Ceará.
Foto: Tarso Figueira
A Cabana Aruan marca a quinta participação da arquiteta Camila Maia Brito @camilamaiaarquiteta na Casacor Bahia. O ambiente foi inspirado na força das mulheres da Chapada Diamantina e é uma homenagem ao empoderamento feminino e à sabedoria ancestral. As pedras, elementos centrais no projeto, simbolizam solidez e durabilidade, enquanto os móveis de design orgânico evocam a harmonia entre o ser humano e a natureza. Na bancada da cozinha e no backsplash, Camila utilizou o granito Delirium, marcado por veios e pintas com diversas tonalidades.
Foto: Edgar Cesar
O ambiente mEU estar, de @luisaazevedo.arquitetura, na Casacor Goiás, se inspirou no modernismo brasileiro, com materiais puros como pedras, madeira e cimento. O nicho na estante de marcenaria recebeu revestimento em Quartzito Volúpia.
Foto: Tarso Figueira
Fernanda e Bruna Milcent, da @milcentarquitetura, assinam o Living Multifuncional na Casacor Bahia. A estrela é a mesa da Studio Bola, fornecida pela Itro Design de Salvador, com tampo em pedra WoodStone que mais parece uma pintura, com o contraste dos veios em marrom e o fundo mais claro. As arquitetas também optaram por pedra natural no piso de todo o living, trabalhando com o mármore Bege Bahia na paginação espinha de peixe, remetendo aos tradicionais tacos de madeira.
Foto: Julia Totoli
O Lavabo da Morada 11.11, criado pela arquiteta Mariana Leal, da @morada3112 para a Casacor Brasília 2024, tem uma parede de azulejos, referência à arquitetura brasileira. O destaque fica para a bancada em travertino executado pela @margrandf e complementada com detalhe em madeira da @boavista_caserano que dá um efeito de leveza à peça. Louças e metais em corten e cobre da Deca.
Foto: Edgar Cesar
O Oja Bar, na Casacor Brasília 2024, assinado pelos arquitetos Gabriela Schinzel e Agustin Roca, do escritório @matereab, é um bar conceito que integra elementos de arquitetura, design e arte com coquetelaria, música e gastronomia. Tudo dialoga de forma orgânica: a iluminação tênue, a paleta de cores neutras e os materiais naturais. A ilha central é de Alamo Navona escovado da @granosgranitos com execução da @saharamarmoraria.
Foto: Edgar Cesar
Na Casacor Goiás o arquiteto Lucas Machado @studiolucasmachado assina a Morata Ventura, um espaço gourmet com living que tem como inspiração a verdadeira importância do lar no momento presente. A ilha é em mármore dolomítico Calacatta Matarazzo fornecido pela @marmorarte.
Foto: Tarso Figueira
Na cozinha da Casa Dell Anno na Casa Cor Bahia, o arquiteto @marlongama utilizou o Quartzo Matrix da Pavimenti na forma bruta. Marlon Gama apostou no conceito de espaço para uso real do dia a dia, optando por materiais que funcionam no cotidiano.
Foto: André Nazareth
Um loft acolhedor pensado para ser um refúgio urbano sempre de portas abertas aos amigos e familiares. Com décor atemporal, paleta de tons suaves e uma ambientação fluida, a Casa do Agora, projetada por Rafael Mirza @rafael_mirza e Rodrigo Cardoso @houseinrioprojetos na Casacor Rio, tem living amplo, com pé-direito generoso e muita luz natural. A sala de jantar, integrada à cozinha gourmet, é um convite ao encontro. Mesa, ilha e bancada da cozinha são em mármore Paraná Macchia Oro da @riomarmores.
Fotografia Juliano Colodeti • @mca_estudio
Detalhes de marcenaria se integram harmoniosamente à pedra natural exótica Venom, criando uma composição sofisticada no Loft Origens da Casacor Rio, de @rafaelramosarquitetura. O cantinho do café, com sua porta escamoteável, oferece versatilidade ao projeto, trazendo soluções personalizadas e funcionais que agregam charme e praticidade ao ambiente.
Комментарии