top of page
  • Foto do escritorLuiza Oliva

A hora e a vez dos estandes

A Expo Revestir, maior evento de revestimentos e acabamentos da América Latina, reuniu em março em São Paulo mais de 300 expositores em uma área de 65 mil metros quadrados. Destacamos aqui alguns estandes que privilegiaram construções sustentáveis e outras soluções, como reaproveitamento dos materiais após o evento.


Estande premiado é reaproveitado


Na edição 2023 da Expo Revestir, a Docol apresentou o estande Floresta Docol, que ganhou o selo iF Design Awards 2024. O projeto, desenvolvido em parceria com Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco, da BLOCO Arquitetos, de Brasília, baseava-se na indissociável ligação entre as florestas e a água.


Com o sucesso do estande premiado de 2023, na Expo Revestir 2024 a Docol seguiu com a parceria com a BLOCO Arquitetos. O grupo propôs uma abordagem alinhada com os valores da empresa, destacando o respeito pelo meio ambiente. Trata-se de uma estrutura composta por vários módulos de "madeira sustentável", o MLC (madeira laminada colada), que a BLOCO concebeu em colaboração com a Ita Construtora, para que pudesse ser montada e desmontada rapidamente inúmeras vezes.



Fotos: Divulgação/Docol


“O estande Floresta Docol 2024 reutiliza a estrutura de 2023, montada com uma nova roupagem. Criamos um ´véu´ de fios metálicos ao redor de todo o espaço, de modo a criar um limite tênue, que pode ser atravessado em todos os sentidos. É uma referência direta à transparência e fluidez de uma cortina de água. Internamente, os espaços exploram diferentes possibilidades de expressão dos conceitos-chave que norteiam os produtos da marca: tecnologia e conexão com a natureza. Mais uma vez, o projeto explora a ideia de que pensar de forma sustentável tem relação direta com o reuso de estruturas existentes e a ressignificação de seus espaços, evitando o desperdício”, explica Matheus Seco, sócio-fundador da BLOCO Arquitetos.


“O uso racional da água nos produtos da Docol é o propósito da marca. Ao mesmo tempo, a preservação deste bem tão importante para o planeta está diretamente ligada ao cuidado com nossas florestas”, afirma Anderson Moraes, diretor de Marketing da Docol Mekal. “No ano passado, produzimos um espaço expositivo que pudesse ser construído rapidamente, com o mínimo de resíduos possível, utilizando um material de baixo impacto ambiental. Na edição 2024, apresentamos uma evolução do estande do ano passado ressaltando o conceito de sustentabilidade”, completa.



O estande ainda se destacou pela área verde, proposta pelo escritório Gil Fialho 

Paisagismo, que reúne espécies brasileiras, como as plantas pacová, guaimbê-ondulado, grumixameira, entre outras.


Material tecnológico e sustentável

A sustentabilidade sempre foi uma preocupação para a Portobello. Este ano, o estande da marca na Expo Revestir foi construído com base em um projeto de consumo consciente, utilizando MLC - Madeira Laminada Colada, material extremamente tecnológico e triplamente sustentável. O espaço foi projetado pelo arquiteto Giovani Bonetti e a equipe de arquitetura da marca.


Foto: Felipe Araújo



Foto: Guto Campos


Com a MLC é possível ter garantia da origem sustentável da estrutura, pois toda a madeira é certificada, resistente e 100% reutilizável. Ainda, de uma obra limpa, pois a estrutura chega pronta para a montagem no pavilhão, o que faz muita diferença na saúde dos trabalhadores da feira. Segundo o arquiteto Giovani Bonetti, a MLC ainda é uma tecnologia pouco utilizada no Brasil, pois exige mão de obra especializada, o que representa um desafio na montagem.


Mas a marca decidiu investir nesse material, já que a mesma estrutura será 100% reaproveitada durante a Expo Revestir 2025, sem necessidade de novas intervenções fabris ou obra. Posteriormente, o material será destinado à construção de um centro comunitário em um terreno de 6 mil metros quadrados no bairro Jardim Progresso, em Tijucas, Santa Catarina, onde está instalada uma das fábricas do Portobello Grupo.

 

Foto: Felipe Araújo



Foto: Felipe Araújo


A iniciativa inclui, antes de tudo, workshops com seis arquitetos, permitindo que esses profissionais conheçam as necessidades da comunidade para redesenhar o projeto.


E para melhorar ainda mais a experiência do público visitante da Expo Revestir 2024, a empresa apostou na arte e criou uma expografia imersiva. O espaço foi transformado em uma verdadeira mostra de decoração, remetendo os visitantes aos diferentes ambientes de uma casa, oferecendo uma experiência imersiva em varanda, banheiro, closet, sala, cozinha, cada um com seu próprio tema e design com assinatura de Jader Almeida.


Arte e design

O projeto do estande da Kohler, com mais de mil metros quadrados dividido em duas ruas, reverenciou os pilares dos produtos da Kohler (cores matte, tecnologia, performance e design) através de displays de chuveiros e torneiras funcionais, banheiros inteligentes, cozinhas e banheiros ambientados, além de uma instalação assinada pelas artistas Deby Oizerovici e Gaby Schattan, da By Gabs.



Fotos: Divulgação Kohler




“A Kohler tem o histórico de fazer parcerias com artistas e designers em grandes eventos mundiais e seguimos essa mesma premissa de apoiar a arte aqui no Brasil", apontou Ana Paula Passarelli, head de Marketing da América Latina. Além disso, o uso de materiais naturais e de qualidade, como pedra e vegetação natural, combinados ao uso da água como elemento chave, estimularam uma atmosfera de calma e bem-estar no estande.



O espaço contou ainda com uma arena criativa, onde o público participou de palestras sobre arquitetura e design. Nomes relevantes do mercado trouxeram seus olhares atentos a diversos temas, como Arquitetura corporativa (Pitá Arquitetura); Iluminação contemporânea (Nicole Gomes); Design e inclusão (Rapha Preto); Mídias sociais (Pinterest); Arte e design (By Gabs), entre outros.  


Praça de convivência

A Lorenzetti, empresa centenária líder em duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás, apresentou mais de 70 lançamentos na Expo Revestir 2024 em um estande com conceito de casa, com muita modernidade e elementos naturais.


Com diversas tendências arquitetônicas, o estande teve como proposta tornar o espaço uma verdadeira “Casa Lorenzetti”, simulando ambientes como cozinha, banheiro, lavanderia e varanda, além de utilizar como base materiais naturais, muito paisagismo e elementos revestidos por água. 


Fotos: Bruno Medeiros




Todo o espaço foi pensado para ser uma grande praça de convivência. O mezanino era dividido em dois blocos, conectados por uma passarela, que serviu de varanda e, ao mesmo tempo, abraçou a praça e os visitantes. A fachada foi inspirada no movimento das águas, para que de uma forma lúdica todos se sentissem imersos em um ambiente inspirador. Foi uma maneira que encontramos de receber nossos visitantes com mais proximidade, proporcionando momentos inspiradores em lugares agradáveis”, destaca Paulo Galina, gerente de marketing da Lorenzetti. O projeto do espaço de aproximadamente 800 m2 foi assinado pelo arquiteto Paulo Binder, profissional com mais de 15 anos de experiência em cenografia de eventos e design de interiores.


Percurso cromático 

Pelo segundo ano consecutivo, o estande da Suvinil na Haus Decor (feira realizada simultaneamente à Expo Revestir) foi projetado pelo escritório de arquitetura OHTAKE e, desta vez, oferece uma experiência imersiva aos visitantes, que exploram os matizes do círculo cromático conforme circulam pelo espaço. “Na história do nosso escritório sempre utilizamos muita cor, então, projetar um estande que permite que os visitantes se conectem com as cores ao percorrerem pelos matizes, materializando o círculo cromático em espaço físico, foi um desafio interessante que uniu a potência das cores no universo da arquitetura à facilitação da jornada de pintura proposta pela Suvinil”, explica Rodrigo Ohtake, arquiteto e urbanista responsável pelo projeto.


Fotos: Zest




Com o conceito “Com Suvinil, Tá Fácil Escolher Cor”, esse percurso cromático guia os visitantes pelas ferramentas que a marca apresenta para facilitar a escolha de cor, destacando soluções como o Guia de Escolha de Cores, o aplicativo Teste Sua Cor, o estudo de tendências Suvinil Revela 2024+ e o lançamento do novo leque de cores que utiliza sistema de codificação das cores para arquitetos e designers.



Além de apresentar a facilitação na escolha de cores, o compromisso com a sustentabilidade em relação à sua participação na Haus Decor segue como prioridade para a marca. Para isso, a Suvinil contratou a consultoria de Leide Laje, arquiteta e urbanista, pesquisadora em sustentabilidade na USP, para a condução e execução de diversas ações de ESG em todas as etapas da marca como expositora da feira. 


A iniciativa envolve plano de gestão de resíduos para direcionamento à reciclagem priorizando cooperativa de catadores; destinação de 100% do material cenográfico para reutilização, doação ou reciclagem; desmontagem do estande com padrões de limpeza e sustentabilidade; desmaterialização de grande parte das comunicações para redução da geração de resíduo; uso de materiais reutilizáveis para entregas de brindes; avaliação de serviço de buffet; acessibilidade do estande, incluindo a disponibilidade de tradutor de libras; além da análise de diversidade e inclusão na equipe de promotores.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page