Araquém Alcântara celebra 50 anos de carreira com novo livro e coleção exclusiva com a by Kamy
- Redação

- 5 de dez.
- 4 min de leitura
No encontro entre a arte fotográfica e a têxtil, parceria reafirma a inteligência
orgânica que nasce da conexão humana com a natureza

Em novo livro, Araquém Alcantara celebra 50 anos de fotografia. Foto: Guilhermina Junqueira
Um dos precursores da fotografia de meio ambiente no Brasil, 62 livros publicados, 75 exposições individuais e reconhecimento internacional. A trajetória de Araquém Alcântara ganha um novo capítulo em 2025 com o lançamento do livro que celebra meio século de dedicação à arte fotográfica.

Foto: Allec Gomes
Distribuído em 508 páginas, Araquém Alcântara: 50 anos de Fotografia desnuda o Brasil profundo, onde riqueza e desigualdade, natureza e destruição, contrastam de norte a sul e de leste a oeste. Mais do que uma obra retrospectiva, o livro é um manifesto social sobre a Terra e os seres que nela habitam.
Em tempos de algoritmos e inteligência artificial, o trabalho de Araquém reafirma a chamada inteligência orgânica: aquela que nasce do instinto, a genuína conexão com o que está diante dos olhos e das mãos, uma inteligência que é alimentada pelo contato com o que é vivo e natural, reafirmando o fato de que o ser humano não está descolado de todo o resto, mas sim faz parte desse delicado sistema que une todos os seres.



Fotos: Allec Gomes
Sua lente não captura apenas imagens, mas pulsações: a vibração da floresta, o silêncio dos rios, a destreza ribeirinha, a energia que atravessa cada forma de vida. É essa sensibilidade ancestral, biológica e profundamente humana, que transforma o ato de fotografar em um gesto de pertencimento. A obra aborda a sustentabilidade sob uma perspectiva ampla, que vai além do manter a mata de pé: fala de humanidade, de ancestralidade e do olhar para a transformação. A cada registro, Araquém traduz o frágil equilíbrio entre o natural e o social, entre o visível e o invisível, o mesmo território – material e simbólico – onde se expressa a arte.

A partir da comercialização do livro, 10% da renda será revertida para a Associação Mata Ciliar (AMC), entidade sem fins lucrativos que, desde 1987, promove ações para a conservação da biodiversidade.
Araquém Alcântara + by Kamy: Coleção Espírito da Terra


Tapeçaria Coruja Murucututu.
Fotos Tapeçarias e Almofadas: Studio by Kamy


Tapeçaria Papagaio Anaca e detalhe da peça.
A mesma inteligência orgânica que permeia o olhar de Araquém também se expressa na essência da by Kamy, transformando em arte a inspiração que emana dos encontros que permeiam a nossa existência: o homem e a natureza, a máquina e o feito à mão.
Ambos foram apresentados um ao outro pela Claudia Campos Consultoria, empresa especializada em marketing de conteúdo e conexões estratégicas. Com foco em criar pontes entre marcas e criadores, a consultoria idealizou o encontro entre o fotógrafo e a by Kamy em um projeto que une arte, design, sustentabilidade e propósito, em torno do projeto social 1+1+by Kamy, formado por bordadeiras do sul de Minas Gerais.


Nas almofadas, bordados feitos à mão adicionam textura às imagens de Araquém.
Com paciência, tal como Araquém à espera do instante exato para o clique perfeito, as bordadeiras observam as telas e reinterpretam cada imagem com o próprio gesto, ponto a ponto, sob a orientação da artista visual Elisa Lobo. Se nas fotos o fotógrafo revela o instante invisível ao olhar comum, nas tapeçarias e almofadas a by Kamy revela o toque que humaniza a imagem, utilizando uma técnica de tecitura preciosa, feita à mão livre. O bordado adiciona camadas de emoção e textura, transformando o visível em tátil e o tempo em matéria viva.
A diretora de identidade da by Kamy, Francesca Alzati, mergulhou no vasto acervo de Araquém em um trabalho curatorial que elegeu o colorido vibrante dos pássaros e o olhar enigmático da onça-pintada como símbolos dessa intersecção orgânica entre instinto e criação. A Coleção Espírito da Terra reinterpreta a arte fotográfica de Araquém Alcântara em fios e texturas palpáveis, sem perder a essência nem os valores que surgiram no instante do clique: sensibilidade, paixão e profundo respeito pela natureza e pela vida do próximo.
“A arte de Araquém tem uma essência única, uma sensibilidade humana que conecta o olhar à matéria, o fazer à emoção. Quando nossas bordadeiras tocam o que veem com a agulha e a linha, elas dão continuidade ao que começou no instante do clique”, afirma a diretora de identidade da by Kamy, Francesca Alzati. “A by Kamy traduz em arte têxtil tudo o que acredito e quero transformar por meio da fotografia. É o encontro entre o humano e o natural, entre o olhar e o tramar, a verdadeira inteligência orgânica que move a vida”, complementa Araquém Alcântara.

Serviço
Livro “Araquém Alcântara: 50 anos de fotografia”
508 páginas – Português/Inglês
Editora Terra Brasil
Sobre Araquém Alcântara
Araquém Alcântara, 74 anos, é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Desde 1970, dedica-se integralmente à documentação e proteção da natureza brasileira.
Em sua vasta produção constam 62 livros sobre temas ambientais, 22 livros em coautoria, três prêmios internacionais, 32 prêmios nacionais e 75 exposições individuais, além de inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas nacionais e estrangeiras.
Autor de “TerraBrasil” – o livro de fotografia mais vendido no país, com uma tiragem total de mais de 250 mil exemplares –, é o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais do Brasil e a produzir uma edição especial de colaborador para a National Geographic Society.
Possui fotografias em acervos de vários museus e galerias, entre eles o Museu Internacional do Café (Kobe, Japão), Centro Cultural Georges Pompidou (Paris, França), Museu Britânico (Londres, Inglaterra), Museu de Arte de São Paulo (Masp) e Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. Priorizando a fotografia como expressão plástica e instrumento de transformação social, Araquém Alcântara é reconhecido como um dos mais combativos artistas em defesa do patrimônio ambiental do país.
by Kamy





Comentários