Casa de Jorge: tributo contemporâneo a São Jorge
- Redação

- 11 de set.
- 2 min de leitura
Ambiente tem linguagem contemporânea e minimalista, valorizando elementos naturais
Projeto @paulamullerarquiteta
Fotos Juliano Colodeti, do @mca_estudio
Produção visual @falchi_andrea
Paisagismo @scalagreen_jardim
Inspirada na força simbólica de São Jorge, a arquiteta Paula Müller assina a Casa de Jorge, espaço de 104 m² criado para a CASACOR Rio 2025. O projeto propõe um refúgio sensorial, onde a arquitetura se torna abrigo, amuleto e oração.


Arquiteta Paula Müller assina a Casa de Jorge na CASACOR Rio 2025.
Com setorização fluida entre estar, jantar e lavabo, a casa conta ainda com dois jardins de inverno que atuam como amuletos vivos. Repletos de espadas-de-São-Jorge — um na entrada da casa e outro ao fundo do lavabo —, esses recantos verdes reforçam a ideia de proteção, força e fé, simbolicamente entrelaçadas ao projeto.
“A imagem da espada de São Jorge cravada no chão após a batalha evoca o fim da luta e o início de um novo ciclo, que interpretamos como o desejo de um lar - um abrigo, símbolo de proteção e afeto, onde o corpo descansa e o espírito encontra sentido”, explica Paula.



Estante em marcenaria piso-teto tem 148 nichos, alguns fechados com portas de biribas.
Com linguagem contemporânea e minimalista, a decoração valoriza elementos naturais — madeira, fibras, pedras, tecidos e plantas — em tons neutros e terrosos, criando acolhimento.
Entre os destaques do projeto, está a estante em L desenhada pela arquiteta, executada pela @CasttiniRecreio em marcenaria piso-teto com 148 nichos que abraçam o ambiente de forma acolhedora. Alguns compartimentos são iluminados, outros fechados com portas de biribas, e há ainda aqueles que guardam pedidos e orações, reforçando a dimensão simbólica do espaço. Acompanhando o desenho da estante, o sofá modular reforça a sensação de acolhimento e continuidade.


Espadas de São Jorge ao fundo do lavabo reforçam a ideia de proteção, força e fé.
No lavabo, o clima é sutilmente praiano: o piso em deck de madeira conversa com o trecho de areia ao fundo e o pergolado de biribas. Já o piso da casa combina grandes placas de porcelanato no padrão travertino (160 x 160 cm) com áreas de areia e madeira, trazendo o espírito leve e solar do Rio. As paredes sem marcenaria ganharam textura na cor palha, ampliando a sensação de naturalidade.


A mesa de jantar, também desenhada pela arquiteta, foi feita em Corian com iluminação indireta embutida. Ela envolve um pilar estrutural e parece flutuar, unindo funcionalidade e leveza visual. No mesmo ambiente, uma rede apoiada diretamente no chão convida ao descanso despretensioso e estabelece uma conexão entre o cotidiano e a tradição brasileira. “Além de trazer leveza ao ambiente e quebrar a formalidade na área de estar, a rede representa uma fusão entre o design contemporâneo e as raízes populares”, explica a arquiteta.
Como novidade, a cozinha, suíte master e quarto dos filhos podem ser explorados virtualmente em 360° por QR Code disponível no espaço.
CASACOR RIO 2025
Visitação: até 26 de outubro
Onde: São Conrado - Fashion Mall (Rua Povina Cavalcanti, 120)
Informações: (21) 2512-2411




Comentários