top of page
  • Foto do escritorLuiza Oliva

Casa Tao: inspiração no Taoísmo, filosofia oriental

Com delicadeza, Barbara Dundes une modernidade e tradição


Em sua terceira participação na CASACOR São Paulo 2024, a arquiteta Barbara Dundes alinhou o tema da mostra deste ano – “De presente, o agora” –, ao taoísmo, uma tradição filosófica oriental que tem como teoria o Tao, palavra chinesa que pode significar “caminho” ou “método”.


Fotos: @mca_estudio




Com 62m², a “Casa TAO” é composta por cozinha, quarto, banheiro e sala. No ambiente, é reconhecida a força da ancestralidade e também do porvir ao integrar as tradições dos trabalhos artesanais a tecnologias contemporâneas que transformam, conjunta e profundamente, matérias-primas, integrando-se para alcançar a beleza efêmera do momento presente.

 

Logo na entrada, o visitante é impactado com o destaque do ambiente: uma imponente árvore, que traz a sensação de respiro e alívio. Superfícies na entrada do ambiente como o pórtico, ao redor da árvore e na extensa parede atrás do sofá no living, foram revestidas com o Formiwall, da Formica, no padrão Steel Silver, que traz um efeito de aço escovado, alinhando com a tendência dos tons metalizados do projeto.



Ao revisitar o passado, podemos encontrar valor e poesia para compreender com outros olhos o conceito de simplicidade. Analisamos esculturas de madeira, tijolo, terra, pedras e vidro, fragmentos de arquitetura e materiais utilizados pelo homem, moldados por ele ao ritmo da nossa respiração. Respiração é a própria integração da vida, o sopro que habita em todos os seres e em toda a natureza, nos conectando em uma sintonia universal. Ela é um processo essencial e constante, e pode ser celebrada como um elo criativo que permite dar forma e vida a alguns materiais.


"Sabemos que, nesse processo de dar vida ao nosso espaço, a respiração de cada pessoa envolvida nesse ciclo artesanal também contribuiu para a singularidade que caracteriza a Casa Tao. Transforma cada detalhe em um todo conectado", explica a arquiteta.



No piso, o revestimento de tijolos da Lepri combina detalhes artesanais e tecnológicos para proporcionar conforto e naturalidade ao espaço. O toque do tapete versátil Tear Guanabara, da by Kamy, personalizado especialmente para a “Casa Tao”, contribui para a elegância do ambiente. 


Na marcenaria da Ornare, destacam-se na área gourmet as prateleiras ventiladas em madeira maciça da Timeless Collection, além das coleções Round, Linear e Wall System. O lavabo conta com as barras da linha Shaker em perfil metalizado brown e personalização em couro natural, conferindo uma simplicidade formal ao ambiente. As prateleiras da linha Ikigai, inspirada na essencialidade e inovação tecnológica das culturas asiáticas, reforçam o objetivo do projeto de integrar tecnologias

artesanais e contemporâneas.



Para compor a decoração com classe e funcionalidade, Barbara apostou em uma seleção de móveis exclusivos da Líder Interiores. A arquiteta traz ainda uma sofisticada seleção de utensílios da Wolff, como copos e taças de cristal, faqueiros em aço inox, pratos em cerâmica portuguesa, travessas em porcelana e peças em vidro borossilicato, além de um elegante bowl em madeira jatobá da linha Wolff Craft, que adiciona um toque natural ao espaço. Na sala de jantar, luminária do Studio De La Cruz. O banheiro ganha luminosidade com a parede de tijolos de vidro da Prismatic.



Barbara Dundes Arquitetura

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page