Loft com harmonia e cor
- Redação

- 10 de jul.
- 5 min de leitura
Ambiente de Paula Neder combina cores intensas aplicadas em pontos estratégicos para trazer a sensação de calma e equilíbrio.
Projeto @paulanederarquitetura
Fotos @mca_estudio
Inspirado pela primeira luz do dia — a alvorada —, o Loft Alvorá projetado pelo escritório PN + |Paula Neder na CASACOR São Paulo 2025 se veste com uma paleta vibrante e acolhedora. O projeto - composto de cozinha, salas de estar e jantar, quarto, closet e banheiro integrados - celebra, em cada detalhe, uma simplicidade sofisticada, unindo linhas puras a materiais naturais como madeira, pedra e diversas tramas artesanais. O resultado é um lar que respira natureza, arte, conforto e sustentabilidade — valores que norteiam todo o projeto. “Damos abrigo aos sonhos e à poesia dos recomeços por meio de uma atmosfera delicada, envolvente e inspiradora”, explica Paula.

Mantendo a base da arquitetura original, o loft combina, com harmonia, cores intensas aplicadas em pontos estratégicos para trazer a sensação de calma e equilíbrio. Essa serenidade é intensificada pela conexão direta com a natureza, filtrada pelas cortinas romanas translúcidas da Uniflex Jardins nas cinco grandes janelas que emolduram o verde exuberante do Parque da Água Branca. “A luz natural invade os 72 m² do loft, com pé-direito de 4,5 metros, criando, ao longo do dia, um jogo poético de sombras e reflexos”, revela a arquiteta.


Painel “Feminino”, de Ana Vaz, atua como divisória suspensa entre a cozinha e o closet.
Pensado para uma mulher contemporânea, que transita entre o universo da moda e a pesquisa em arte têxtil, o Loft Alvorá traduz sua personalidade em cada escolha. “De Minas a Paris, nossa cliente imaginária garimpou peças únicas, feitas à mão, com forte valor simbólico e estético, que dão identidade ao espaço”, diz Paula. São exemplos dessa arte têxtil: os organdis de seda tingidos com a técnica japonesa shibori por Ysabel de Maisonneuve (que mantém ateliê em Paris e colabora com grifes renomadas); a arte “Brajá” do Alex Rocca, inspirado em estudos sobre culturas africanas (que adiciona camadas simbólicas e históricas à decoração); e a obra “Fragmento do tempo conquistado”, criação da artista Pat Lobo composta por retalhos de linho, feltro e algodão, com apliques em cerâmica (uma coleção poética que costura tempo, sonho e matéria). Já a designer e artista Ana Vaz, de Minas Gerais, desenvolveu exclusivamente para o espaço o painel “Feminino” — uma trama têxtil de grandes dimensões que atua como divisória suspensa entre a cozinha e o closet.


A curadoria de arte também se expande por diferentes linguagens e materialidades, a exemplo da escultura suspensa “Voo das andorinhas primárias”, de Virgílio Bahde/Projeto Opõe, feita de pedaços de papel e arame; as fotografias de Leo Marino, com registros minimalistas de Lisboa, em tons delicados; as porcelanas líquidas do Estúdio Heloisa Galvão, com formas orgânicas e acabamento etéreo; as cerâmicas experimentais com formas inusitadas, do Studio Api, de Lívia Amaral; a peça de Zilah Garcia, feita inteiramente com materiais reciclados; o quadro “Pedra Riscada”, da artista Laura Villarosa, com fios, cerâmica e tinta acrílica que formam uma paisagem de tramas; e a obra da artista Bel Barcellos, denominada “Uma. Outra”, que traz o universo feminino com a força e a leveza peculiares a ele.


O mobiliário revela a sofisticação da moradora e sua paixão pelo design brasileiro. Entre as peças, destacam-se a poltrona Bowl, de Lina Bo Bardi, as cadeiras de jantar Daav, do Sergio Rodrigues e o sofá So Far, do Fernando Prado, todos da Dpot; a mesa de jantar feita sob medida pela marcenaria Volponi, com tampo em painel de azulejos assinado pelo Coletivo MUDA; a mesa de centro Sofia, da Mônica Geronimi para a Punto; a cadeira Abapuru e o revisteiro MR, da Gisela Simas; as mesas laterais Temaki e o banco Xaxado, da Mula Preta; e a cama Zoé, da Casapronta, com cabeceira de palha customizada com bordado exclusivo, feito pelas bordadeiras do Movimento Transbordar.
No piso, os tapetes da Phenicia Concept também conquistam protagonismo com estampas expressivas — especialmente o da sala de estar, ponto de partida para a definição da paleta geral do loft. O paisagismo é assinado por Bia Abreu, responsável pela vegetação nos vasos distribuídos pelo ambiente.


A marcenaria também é protagonista no espaço: a Ornare desenvolveu os armários da cozinha (num tom rosado especial), do closet e do banheiro, além do extenso móvel da sala, com escrivaninha e lareira acopladas. “Todas essas soluções foram projetadas com linhas que criam transições fluidas entre cada ambiente”, ressalta a arquiteta.
A cozinha, compacta e funcional, é marcada pela bancada fornecida pela Boutique de La Rocca, em mármore com tonalidade rosa Esplêndido, refletida em vários elementos do projeto, mantendo a coesão cromática.

A iluminação, projetada pela +Led, foi cuidadosamente pensada para valorizar texturas, materiais e obras, com destaque para luminárias assinadas por designers brasileiros. A automação de luz e som, da Maison de La Musique, garante conforto e a criação de atmosferas. Vale destacar a luminária pendente LBB01 sobre a mesa de jantar, da Lina Bo Bardi, fornecida pela Lumini, a luminária Alter junto à cabeceira, da Tetro Arquitetos, os abajures Rama, do RicMelo, e o abajur Vagalume Chagal, feito com resíduos de plástico de descartes pelos Pirilampos do Planeta.



O jardim vertical, da Freedom Walls, na parede ao fundo do banheiro, adiciona textura, frescor e vida ao espaço íntimo.
O banheiro reserva uma surpresa: posicionado de forma inusitada como saída do loft, ele convida o visitante a atravessá-lo, tornando a experiência sensorial e imersiva — e não apenas contemplativa. O ambiente é iluminado por uma tela tensionada no teto, que simula o ciclo circadiano, ajustando sua intensidade e tonalidade conforme o horário para ampliar a sensação de bem-estar e conexão com o tempo.
“O Loft Alvorá é, acima de tudo, um espaço onde design, arte e natureza convivem em perfeita sintonia — um refúgio contemporâneo que convida a viver com tranquilidade e intensidade, unindo beleza, afeto e propósito”, conclui a arquiteta Paula Neder, que reestreia na CASACOR SP e já participou de inúmeras edições do evento no Rio.


Arquiteta Paula Neder em seu Loft Alvorá na CASACOR SP 2025.
Fornecedores:
Obra: @cymz.construtora
Marcenaria: @grr.marcenaria
Marcenaria planejada: @ornare_official
Cortinas, suporte para obras de arte: @uniflexjardins
Textura parede: @tintascoral
Pedras das bancadas: @boutiquedellarocca
Beneficiamento de mármores: @pantanalmarmores
Fornecimento de argamassas e rejuntes: @maisfinishings
Louças e metais: @decaoficial
Revestimentos: @ceramicasportinari
Automação de sonorização: @maisondelamusique
Iluminação técnica e telas tensionadas: @maisled
Iluminação decorativa (Arandela Bauhaus, Pendente LBB01, Luminária de mesa Alter ): @lumini
Espelho: Rafael Bountempo www.novavidracariaparaiso.com.br
Jardim Vertical: Freedom Walls - @freedomwalls
Paisagismo: @biaabreu_paisagismo
Sofá So Far, Cadeira Daav e Cabideiro Stand by: @dpotbrasil
Objetos de decoração: @dpotobjeto
Tecidos e confecção de roupas de cama: @jrjtecidos
Almofadas decorativas: @codexhome
Panos de prato, pezeira e toalhas: @zizicarderari / @estudioavelos
Painel de azulejos da mesa: @coletivomuda
Obras em gravura: @kikalevy / @janainatorresgaleria
Divisória obra “Feminino”: @atelieanavaz
Obra “Voo das andorinhas imaginárias” Virgilio Bahde/Projeto Opõe @virgiliobahde
Obra “Abrindo Camadas” Zilah Garcia @zilahgarcia
Obra Brajá: Alex Rocca @__alexrocca
Quadros fotografias @leomarino__
Tapetes: @phenicia_concept
Cerâmicas: @estudioheloisagalvao
Cerâmicas Experimentais: @studio.api
Objetos decorativos: @ad.studio_
Obra “Fragmento de um tempo conquistado” @patlobo_
Mobiliário quarto: @casapronta
Mesa de centro Monica Geromini @puntooficial / @mg12
Mesas laterais e banco: Andre Gurgel / Felipe Bezerra - @mulapreta
Luminárias decorativas (Abajur Rama , Luminária coração apertado pracinha): @ricmelodesign
Revisteiro, Cadeira Abapuru, Esfera porta Livros, bandejas quadradas e Suporte de parede Havaianas: @giselasimasdesign
Luminária: @pirilamposdoplaneta
Spray odorizador, sabonetes, óleos corporais e velas: Natura Bothanica - @naturabroficial
Tecido decorativo: @ysabeldemaisonneuve
Roupas: @ceciliaprado_oficial
Obras de arte: Bel Barcelos, Laura Villarosa @gabyindioartecontemporranea
Bordado na cabeceira: @movimento.transbordar
Colchão: Simmons @imperatrizcolchoespacaembu




Comentários