Minimalista com personalidade e estilo
- Redação

- há 6 dias
- 2 min de leitura
Planta compacta reúne boas soluções de armazenamento e tons suaves
Projeto @piuna.arq
Fotos João Paulo Prado
O projeto desse studio com 24,30 m² deveria atender a dois objetivos: acomodar a proprietária, uma jovem empresária, em suas visitas semanais a São Paulo, e servir para locação de curta temporada no restante do mês. Para isso, a Piúna Arquitetura maximizou cada metro quadrado, com uma estética moderna, acolhedora, transmitindo a qualidade e o conforto esperados tanto por um hóspede quanto para uso pessoal.


Tecidos e fibras naturais surgem no tapete de sisal com algodão, no estofamento do sofá e cama e nas cortinas em linho.
Como a planta já é compacta, as intervenções estruturais foram mínimas, apenas com a remoção da parede entre o quarto a cozinha, integrando-a ao restante do studio. “Apesar das dimensões reduzidas, o objetivo era evitar a sensação de aperto e garantir um ambiente acolhedor e funcional. Também era necessário conciliar as necessidades específicas da moradora com a versatilidade e a durabilidade exigidas para um imóvel de locação por temporada”, aponta a arquiteta Gabriela Dal Secco, do escritório Piúna Arquitetura.


Otimização inteligente do espaço tem soluções multifuncionais, como a mesa/bancada que serve para refeições e trabalho.
Mais um desafio era prover soluções de armazenamento eficientes e discretas em um espaço tão pequeno. Assim, a marcenaria sob medida se tornou a estrela do projeto, com armários superiores na cozinha que se estendem por toda a parede, prateleiras e nichos embutidos.
O guarda-roupa aberto com prateleiras e cabideiro aparente é uma solução prática para um apartamento de Airbnb, otimizando o espaço sem a necessidade de grandes armários fechados. Além disso, nenhuma marcenaria chega até o forro, o que proporciona a sensação de continuidade do espaço.



O armário aberto para roupas traz leveza ao espaço. Metais em preto aparecem em itens como luminárias e cabideiro.
A ausência de divisões rígidas entre as áreas de estar, dormir e cozinha cria um fluxo contínuo, maximizando a sensação de amplitude. A mesa/bancada que serve para refeições e trabalho exemplifica a multifuncionalidade. A distribuição é projetada para ser fluida, utilizando a marcenaria e as cores para setorizar sutilmente as funções.
O uso do verde menta nas paredes e em partes da marcenaria também é um destaque. Essa cor, além de ser tendência, é suave, acolhedora e confere personalidade sem "diminuir" o espaço. Além do verde, o branco está presente nas paredes, teto e em parte da marcenaria da cozinha, e é essencial para refletir luz e ampliar o espaço. Já o preto surge em detalhes como a luminária articulada, o cabideiro e molduras de quadros, criando pontos de contraste e modernidade.

As cortinas claras e leves que vão do teto ao chão e de fora a fora potencializam a entrada de luz natural e criam uma sensação de pé-direito mais alto. A iluminação artificial focada para área de trabalho garante funcionalidade e o LED superior na marcenaria gera aconchego.
Embora o estilo seja minimalista, a inclusão de plantas suspensas e folhagens no interior adiciona vida e um toque natural, suavizando a rigidez das linhas retas.


Na cozinha e no banheiro, as bancadas são em granito Siena escovado.




Comentários