top of page

Quartzito: pedra eleva o Brasil como potência mundial em rochas naturais

Foto do escritor: RedaçãoRedação

Material único combina a beleza do mármore com a dureza do granito, tornando-se uma opção premium para aplicações internas e externas


O Brasil se consolida como um dos grandes protagonistas do mercado global de rochas naturais. O setor, que já posiciona o país como o quarto maior produtor e o quinto maior exportador mundial, segue em franca expansão, impulsionado especialmente pelo quartzito – uma pedra exótica que tem conquistado espaço em grandes projetos de arquitetura e construção ao redor do mundo.


Quartzito Amazonita



Com uma diversidade geológica única, o Brasil possui a maior variedade de rochas naturais, abrangendo uma ampla paleta de cores e tipos. O setor exporta para cerca de 120 países e, somente em 2024, as exportações brasileiras alcançaram US$ 1,26 bilhão, um crescimento de 12,7% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas). Estima-se que o mercado interno tenha movimentado um montante semelhante, resultando em um faturamento aproximado de R$ 14 bilhões e gerando 400 mil empregos diretos, sendo 20 mil apenas no Espírito Santo, estado responsável por 82% das exportações do país. 


As pedras mais cobiçadas – no mundo e no Brasil – são quartzitos brasileiros. Eles são a bola da vez e reúnem vários atrativos para este reconhecimento: são bonitas, exóticas e com alta durabilidade. O quartzito desponta como o principal material exportado pelo Brasil, representando 47,4% das exportações brasileiras em 2024. O país atingiu um recorde histórico de US$ 599,6 milhões em exportações desse material, um crescimento de 31,8% em relação ao ano anterior.


“O quartzito brasileiro, além de consolidado como um dos materiais mais procurados no mercado internacional, tem se destacado pelo seu potencial em mercados estratégicos, como o indiano, conforme apontou um recente estudo conduzido no país. No segmento de luxo, ele é valorizado por sua beleza, resistência e versatilidade em aplicações sofisticadas, como bancadas, mesas e pisos. O que diferencia o Brasil frente a outros mercados é a percepção de exclusividade e qualidade superior dos nossos materiais, sendo referência de alto padrão”, destaca Tales Machado, presidente do Centrorochas.


Quartzito Gaya



A Marmomac Brazil, versão nacional da principal feira internacional do setor, que acontece anualmente na Itália, foi uma oportunidade de conhecer melhor o quartzito. Com cerca de 200 marcas expositoras, a Marmomac Brazil realizada em fevereiro em São Paulo, contribui para consolidar o País como um hub de excelência, para além da produção, em inovação e design. 


Apesar da trajetória sólida no mercado internacional, muitos compradores ainda não têm contato direto com os materiais brasileiros. Paralelamente, no mercado interno, pedras de altíssima qualidade, como os quartzitos exóticos, ainda são pouco exploradas, enquanto consumidores optam por produtos importados. "Queremos ampliar a visibilidade do setor, reforçar o posicionamento de nossas pedras como referências globais e atrair tanto o mercado interno quanto públicos que nunca enxergaram o Brasil como protagonista no segmento", ressalta Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, organizadora da Marmomac Brazil.


Quartzito Madrid



O mercado brasileiro tem no quartzito um grande diferencial competitivo. Esse material único combina a beleza do mármore com a dureza do granito, tornando-se uma opção premium para aplicações internas e externas. Sendo o Brasil o principal país produtor, com uma diversidade incomparável de tonalidades, ele se destaca frente a concorrentes como Índia, Itália e China. A crescente demanda global por materiais exóticos tem impulsionado a exportação desse produto e fortalecido a indústria nacional. 

Antes da pandemia, grande parte do quartzito era exportada. No entanto, com as transformações no comportamento do consumidor, que passaram a valorizar ambientes mais agradáveis e conceitos como a biofilia na arquitetura, o mercado interno passou a demandar cada vez mais esses materiais diferenciados, crescendo cerca de 10% ao ano desde 2020.


Quartzito Sete Mares



@marmomacbrazil


Comments


Mantenha-se atualizado

Obrigado pelo envio!

O Melhor Lugar do Mundo - blog de decoração, arquitetura, design e interiores. Notícias, dicas e análises do mundo da decoração.

  • Ícone do Instagram Branco
  • TikTok
bottom of page