Soluções inteligentes para espaços compactos
- Redação
- há 10 horas
- 6 min de leitura
Marcenaria planejada, iluminação e mobiliário bem pensados além de detalhes cheios de bossa dão o tom aos projetos dos studios, apartamentos ultracompactos mas com muito conforto
Conforto e estilo
Marcenaria e layout inteligentes e paleta de cores claras, projeto traz funcionalidade ao espaço
RAWI Arquitetura @rawiarquitetura
Fotos Thiago e Dam Mol

Arquiteto Raphael Wittmann pensou em soluções confortáveis e completas.
O arquiteto Raphael Wittmann, da RAWI Arquitetura + Design, transformou um espaço compacto de 40 m² em uma morada completa, pensada tanto para locatários de longo prazo quanto para quem busca estadias curtas.

No ambiente principal do studio, o arquiteto Raphael Wittmann distribuiu o conceito do dormitório, estar e jantar por meio do mobiliário

Marcenaria planejada e cores suaves dão amplitude ao apartamento.
Raphael Wittmann optou pela otimização inteligente dos espaços e pelo estilo aesthetic, que agrada a diversos perfis de moradores. O layout foi pensado para permitir uma boa circulação, dispensando divisórias entre os ambientes, exceto no banheiro. A marcenaria personalizada tem soluções interessantes. Logo na entrada, o armário planejado serve como guarda-roupas, com prateleiras laterais para exibir objetos decorativos e livros, além de ganchos na parede.


A cozinha, compacta e funcional, integra-se perfeitamente ao restante do apartamento graças à marcenaria em ‘L’ que une os armários do escritório com os da área de preparo.
O sofá, posicionado em frente à TV, também pode ser convertido em uma cama adicional, ampliando a capacidade do studio para acomodar hóspedes, uma característica essencial para quem busca investir no mercado de locação de curta temporada.

A pintura de meia parede, na cor verde-claro, é destacada pelo rodameio em MDF que percorre todo o ambiente e assume o papel de cabeceira. O piso vinílico, por sua vez, foi uma escolha prática e durável, especialmente para quem tem animais de estimação.

O banheiro acompanha as referências de tons neutros e uso de amadeirado claro.
Muito charme e estilo
Mobiliário brasileiro, peças de design e marcenaria bem pensada dão charme ao projeto
Lilutz Arquitetura e Interiores @lilutzarquitetura
Fotos Mariana Orsi @marianaorsifotografia
Com o propósito da dar maior amplitude para o studio de 35 m² e otimizar a marcenaria para atender as necessidades do cliente, a arquiteta Danielle Otsuka, da Lilutz Arquitetura, planejou algumas alterações no espaço, como a integração total da varanda e a mudança de pontos hidráulicos da cozinha, que passou a ocupar parte da varanda.
O garden foi fechado com vidros, inclusive no teto. Persianas black out garantem o conforto visual para noites de sono. O paisagismo é de Alex Hanazaki. Uma nova esquadria foi planejada para separar o quarto da sala: os vidros foram executados na altura de 1,30m do piso para manter a privacidade de quem está na cama.


Na varanda, uma caixa de vidro abriga a condensadora do ar condicionado. Camuflada com marcenaria, ela se transformou num simpático bar.
Uma parede curva dá charme e ergonomia espacial na área social, acabando com a quina que costuma atrapalhar a circulação, especialmente em ambientes compactos.
A escolha de cores e revestimentos foram muito bem pensadas e ajudam a dar maior amplitude ao apartamento. A marcenaria recebeu boiseries assim como as paredes. Toda a marcenaria foi mimetizada na mesma cor das paredes: na pintura foi utilizada a cor Capim de cheiro da Suvinil e na marcenaria o tom Sayerlack X148. O piso de todo o apartamento é de taco Tauari na paginação Chevron.


A marcenaria propõe soluções camufladas para máquina de lavar roupas, frigobar, cesto de lixo e microondas. A bancada de trabalho da cozinha foi ampliada com tampa para disfarçar a cuba.

Para as paredes e o piso do banheiro a opção foi mármore Espírito Santo paginado em menor escala para dar amplitude.
Algumas modificações na planta original solucionaram a demanda do cliente, que queria um banheiro maior. A antiga área da cozinha foi incorporada e virou o box!


No forro do quarto foi instalada TV flap.
Móveis de design sofisticam a decoração. No quarto, são utilizadas como mesa de cabeceira a cadeira Orbe Coat Hanger e a mesa Fruit Design, ambas de Guilherme Torres. O banco Viki Design, em animal print, é do Estudio Bola.
Espaço claro e bem aproveitado
Solução com móveis híbridos, madeira e tons claros
Samba Porter Arquitetura @sambaporter.arquitetura
Fotos Monica Assan @monicaassan
Márcia Jabur, da Samba Porter Arquitetura, atendeu aos pedidos da proprietária deste loft com 32 m2: um espaço versátil, claro e com muitos armários. Na reforma, Márcia retirou as portas que dividiam a varanda do restante do apartamento, melhorando assim o fluxo e transformando a varanda em um pequeno escritório.

Neste studio comprado pela proprietária para locação, tons claros e detalhes em preto trouxeram modernidade e amplitude.
Móveis híbridos foram uma escolha inteligente: a bancada da cozinha tem rodízios, permitindo que sirva como mesa de jantar. E a cama de casal recebeu uma bicama. Além disso, ela fica encostada na parede, aumentando a área de armazenagem e a passagem. “Imprimimos à decoração o estilo boho chic, com bastante madeira e cores claras, com tecidos étnicos, terrosos e de bastante personalidade”, conta a arquiteta.


Na área de bancada/cozinha as portas em vidro e iluminação de led para as prateleiras trouxeram leveza ao ambiente, enquanto os puxadores e a arandela em preto revelam charme e atitude para o espaço.
A arquiteta optou por materiais com cores similares mas com texturas diferentes, trazendo mais personalidade ao ambiente – por exemplo, a mistura do revestimento subway no frontão da pia da cozinha e o painel branco de marcenaria que corre atrás de toda a bancada. “A mistura de MDF branco e amadeirado, vidro e metais pretos trouxe aconchego”, opina.

Com a integração da varanda há maior entrada de luz no apartamento. Telas solares protegem o espaço nos dias muito quentes. A condensadora do ar condicionado fica escondida em um armário ripado.


Varanda ganhou aproveitamento com a retirada da porta divisória e se transformou num pequeno home office.
Fornecedores:
Obra: @_gomesconstrucoes
Marcenaria: @gonzalezmoveis
Otimização dos espaços
Adquirido para locação, studio de 25m² está repleto de boas ideias
Lilutz Arquitetura e Interiores @lilutzarquitetura
Fotos Monica Assan @monicaassan
No studio compacto, a Lilutz Arquitetura promoveu apenas uma alteração estrutural: a retirada dos caixilhos para integrar a varanda ao apartamento. No estar, a marcenaria da cozinha foi bem planejada e no painel a porta mimetizada dá acesso ao dormitório. Um armário esconde as condensadoras do ar condicionado com portas de vidro.




No dormitório, a cama tablado esconde compartimentos ótimos para armazenamento. Há uma flexibilidade no uso da cama: ela pode ser usada como sofá durante o dia para admirar a vista.
O banheiro recebe a máquina de lavar compacta e cuba esculpida em granito preto São Gabriel.


Destaque para peças assinadas que trazem impacto visual para os ambientes, caso da bandeja escocesa no bar, assinada por Ronald Sasson, da cadeira do designer Sergio Matos e do mobiliário da Breton. No quarto, mesa de cabeceira Rei, design assinado por Reinaldo Lourenço para Breton.



Soluções criativas e multifuncionais
Coube até cama queen size e cozinha completa no estúdio compacto
ResiliArt Arquitetura @resiliart_arq
Fotos Eryck Patrick
A reforma do estúdio de 24m² foi realizada pela ResiliArt Arquitetura para uma cliente que mora fora da capital paulista. A cama queen size apresenta gavetas e o banco para refeições rápidas se movimenta e tem o seu lugar certo para não obstruir a passagem. “Em projetos de estúdio cada milímetro importa”, reforça a arquiteta Gabrielle Ravaneli, que atua no escritório junto com Natália Souza.
Entre as alterações estão a remoção da porta-balcão que existia anteriormente – assim, a sacada foi envidraçada e o porcelanato claro serviu como uma base neutra para destacar as cores eleitas para a marcenaria.

A paleta de cores suaves traz o verde e o amadeirado claro.

A pequena cozinha em L é completa, com depurador e cooktop, e o azulejo com motivos florais reveste o blacksplash.
De acordo com Natália, os apartamentos estúdios não são limitantes e o trabalho do escritório valoriza a metragem existente para prover um bem-estar muito próximo daquele que o morador desfrutaria em um imóvel maior. “Mesmo com as adaptações do modo de vida, focamos na máxima satisfação que nosso cliente desfrutará. É fundamental que exista uma excelente convivência entre suas necessidades e a estrutura planejada”, analisa.

Gavetões sob a cama otimizam o espaço de armazanamento.
Na iluminação, spots no teto e fitas de LED embutidas deixaram o espaço ainda mais aconchegante. “Nos inspiramos em referências do maximalismo para dar esse ar contemporâneo ao apartamento”, relata Gabrielle.

Comments