Casa Baru apresenta mostra imersiva com coletivo de designers
- Redação
- 19 de mar.
- 2 min de leitura
A segunda Mostra de Design Autoral Brasileiro da marca ocupa um espaço de destaque em um dos maiores polos criativos da cidade e pode ser visitada até o dia 23 de março
Fotos: @derekfernandes
Durante a DW!, São Paulo se transforma em um grande ponto de encontro para os amantes do design. É o momento em que profissionais, estudantes e entusiastas percorrem a cidade para explorar novidades, participar de experiências interativas e se inspirar com os lançamentos dos designers e das marcas.
Criada em 2024, a Baru é uma plataforma que reúne designers brasileiros com suas criações – do objeto ao mobiliário e arte – a fim de criar uma comunidade, compartilhar conhecimento e alcançar todos aqueles que buscam e desejam adquirir o melhor do design autoral do Brasil.

Com essa mesma visão de fortalecer o design autoral e fomentar a economia criativa, um pequeno grupo de designers independentes identificou na Galeria Metrópole um espaço de potencial, troca e construção coletiva voltado para a economia criativa. Uma área com história, arquitetura afamada e vocação para abrigar ideias inovadoras. Foi com esse trabalho que, desde 2022, a Galeria Metrópole passou a pulsar com essa nova ocupação, colaborando com a criação do Distrito Centro e fortalecendo a presença do design na região, consolidando-se como um polo criativo.


É nesse ambiente efervescente da Galeria Metrópole que a Baru faz a sua segunda Mostra de Design Autoral Brasileiro, a Casa Baru: Entre Mãos e Máquinas. Em parceria com a Teto Casa, a mostra acontece no showroom da marca existente no primeiro piso do edifício e recebe mais de 40 designers que apresentam mais de 15 lançamentos — entre móveis, objetos e peças de arte — que exploram a convergência entre o artesanal e o tecnológico. A exposição tem novamente a curadoria do arquiteto Otavio Carderan – especialista em projetos corporativos de alto padrão – e também curador da primeira edição da Casa Baru.


A exposição ainda conta com a parceria da EcoSimple, que traz tecidos sustentáveis para a expografia e colaborações com designers de peças exclusivas, expostas na mostra.
Outro destaque marcante é o espaço dentro da Casa Baru assinado por Daniel Virgnio do Cafofo do Dani. Reconhecido pela Casa Vogue Brasil e pela Elle, Daniel tem uma visão curatorial e sustentável, que une arte cultural brasileira e design contemporâneo, criando ambientes que refletem sentimento e cuidado. Seu trabalho conecta decoração, moda e arte, sempre com um olhar social e sensível para quem habita esses espaços.

Equipe da Casa Baru, com o curador Otavio Carderan (de camiseta preta) e Daniel Virgnio do Cafofo do Dani (em pé).
Designers participantes: @studio.lucascarames @rervi.design @andre.carvalho_design @bm_estudio @eloestudio_ @waltercuco @estudiofew @estudionacavilha @_caravelas @teto_casa @_playground.co @edel___stein @tiagocurioni @todososfogos_ @_formabruta @labmobili @tatomobilia @solkadesign @andregrippidesign @mency.design @andreas.anwander @barbarabianchidesign @philipefonseca_ @dada_duo @studiosegatti @monterraro_ @hormigon.design @trulliatelier @chicomargarita_ @vitaloficina @tha_arquiteturaedesign @poeiramoveis @leon.ades @atelier__bam__design @o.dengo_ @studiovolanti @jabuticasa @trovaestudio @estudiofabianosalbego @estudio___geo @haroldo.magalhaes @gabrielfreitas.design @j.carnelossi @phai.design @usejoias__ @galeriaretina @egosumfrank @anapaulasirinoo @victoriagaino @ajuamora
Saiba mais:
Comments