top of page
  • Foto do escritorLuiza Oliva

Casa com afeto e cores

Atualizado: 28 de mai.

Paola Ribeiro usa cores com maestria em seu projeto na Casacor São Paulo 2024


Foto: @mca_estudio



A Casa Coral – Lugar de Afeto é o ambiente criado pela designer Paola Ribeiro para a Tintas Coral na Casacor São Paulo 2024. “Uma casa com afeto nos mostra o quanto é imprescindível construir continuamente, no dia a dia, um porto seguro, nutrido de amor, de memórias e exemplos que nos remetam a esse lugar a que nos afeiçoamos e identificamos como lar. Em um mundo onde a tecnologia e o ritmo acelerado nos afastam do essencial, é cada vez mais urgente que nossa casa seja referência para o que chamo de reencontro com nós mesmos”, comenta Paola.


Paola Ribeiro e seu Lugar de Afeto. Foto: @theggrau



Foto: @mca_estudio



“Inspirado por essa bagagem emocional, o projeto explorou dentro do espaço os componentes arquitetônicos que carregassem as características de uma casa afetiva, como os tetos de vigas aparentes emoldurando os lambris pintados, os quais também nos reportam à época da infância e lembranças reconfortantes, de casas de avó”, explica a profissional, com mais de 25 participações na CASACOR, entre edições no Rio de Janeiro e São Paulo.


Foto: @theggrau



Foto: @mca_estudio



Com uma paleta que representa a narrativa da nossa história de afeto, de contrastes mais fortes a nuances mais suaves, o projeto “brinca” de colorir o espaço com uma variedade de verdes – cores Folhas de Outono, Chafariz da Praça e Pedra Natural – em contraponto com o chamado Azul Marinho Vibrante e os tons rosados e terrosos das cores Presente Romântico e Terra Prometida, além de Lugar de Afeto, que aparece em todo o projeto conectando os ambientes.


Foto: @mca_estudio



Grandes pórticos coloridos marcam as passagens dos ambientes da Casa Coral. Na sala, uma grande estante vazada divide o living em dois ambientes de muita personalidade: o de estar com lareira e a sala de TV. O projeto traz vários elementos de listras, em sentidos diversos, estampas, obras de arte, promovendo uma explosão de cores e contrastes.


“Desta vez, a proposta da Casa Coral é mostrar o protagonismo das cores por meio de uma decoração que evoca acolhimento. Para isso, a paleta de cores foi selecionada com todo o cuidado refletindo o DNA do Colour Futures, o estudo de tendências e cores da AkzoNobel, em uma casa com o estilo acolhedor do brasileiro. A Cor do Ano, Lugar de Afeto, combinada a outros tons das paletas deste ano, cria contrapontos e encoraja sensações e aconchego”, afirma Priscila Perez, gerente de Color Ativação Brasil de Tintas Decorativas da AkzoNobel, fabricante da Coral. “Nosso intuito é inspirar o visitante a redescobrir a beleza do afeto, um lembrete à importância de cultivar relações autênticas”, comenta.


Foto: @mca_estudio



O ambiente é um convite ao resgate de lembranças de aconchego, acolhimento e bem-estar que estão intrinsecamente ligadas aos itens herdados da família, combinando-os com obras de arte modernas, o agora. Esses contrastes são proeminentes em todo o projeto da designer. Em destaque a incrível obra de Mucki Botkay que complementa o ambiente com sua explosão de cores, feita em bordado e miçangas, que demorou dois anos e meio para ser finalizada.


Foto: @_melhorlugardomundo



Alguns móveis têm desenhos exclusivos da Paola Ribeiro, como a mesa de centro com placas nos tons de verde, branco e preto em mármore, com base de ferro branco. A cozinha também foi desenhada pelo escritório, com execução da S.A Móveis, tudo personalizado, assim como o armário do quarto, a cristaleira e uma estante do living, elaborada em TS.


Foto: @_melhorlugardomundo



A iluminação desempenha um papel crucial no projeto, com algumas luminárias adicionando um toque retrô, enquanto outras têm um design mais moderno. As obras de arte são bem coloridas e distintas a partir do uso de pinturas em tela, bordados, fotografias, gravuras com suportes variados. Já os móveis são compostos por um mix de peças contemporâneas e antigas, criando a sensação daquela casa cheia de histórias para contar, mas que não parou no tempo.


Uma ampla variedade de estampas foi explorada, destacando-se em cada detalhe planejado. Estampas florais, Toile de Jouy e outros padrões clássicos reinterpretados são utilizados em harmonia com a abordagem contemporânea do projeto. Vale destacar o uso de listras em paredes e teto, marcando o contraste claro e escuro. Os tapetes também têm variação de listras em cores e sentidos diferentes.


Foto: @theggrau



Foto: @mca_estudio



Foto: @mca_estudio



SERVIÇO - CASACOR São Paulo 2024

Onde: Conjunto Nacional, na Av. Paulista, 2073

Quando: até 28 de julho de 2024

Horário bilheteria:

Terça a Sábado das 12h às 20h

Domingos e Feriados das 11h às 19h

Horário de funcionamento do evento:

Terça a Sábado das 12h às 22h

Domingos e Feriados das 11h às 21h

Valores totais dos ingressos

De terça a domingo e feriados - R$111,00 (inteira) e R$ 56,00(meia entrada)

Compra de ingresso de meia-entrada

Idoso a partir de 60 anos

Estudante apresentando o documento válido com foto ou recibo de pagamento.

Deficiente e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13).

* comprovação de meia-entrada será exigida na porta

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page