Da colaboração entre as marcas italianas Bottega Veneta e Flos nasce uma edição especial do icônico abajur Modelo 600, desenhado por Gino Sarfatti
Nascido em Veneza em 1912, Gino Sarfatti foi um dos mais famosos designers de iluminação italianos. Ao longo da sua carreira, projetou mais de 600 sistemas de iluminação, revolucionando os padrões tradicionais com abordagens inovadoras e experimentais.
Em 1939, Sarfatti fundou a empresa Arteluce, que foi vendida à Flos em 1973. Na sua sede em Milão, a empresa produziu uma rica linha de luminárias, fornecendo também design de iluminação sob medida para projetos de grande escala, incluindo o Palazzo Bianco em Gênova e o Teatro Régio de Turim.
O abajur de mesa Modelo 600 foi desenhado pelo conhecido designer em 1966, ano em que a Bottega Veneta foi fundada em Vicenza. Tal como os primeiros modelos de malas da marca de moda - que se destacavam pelas silhuetas flexíveis e pelo couro liso - o Modelo 600 propunha um novo tipo de flexibilidade, com formas e componentes com linhas mais suaves.
Transcendendo a rigidez típica da base de um abajur tradicional, Sarfatti desenhou uma base composta por pastilhas de chumbo envolvidas em couro liso: uma inovação que permitiu um novo ângulo de iluminação. Na releitura de Flos e Bottega Veneta, a base de couro agora é desenvolvida nos estilos exclusivos Intrecciato e Intreccio Foulard. A luminária mantém o formato original da lâmpada, incorpora a mais recente tecnologia LED e é adequada para uso em mesa ou chão. Disponível em tamanhos pequeno e grande, e em cores como preto, cinza, vermelho, verde-esmeralda e o verde característico da Bottega Veneta, a peça combina funcionalidade e design sofisticado além de incorporar o trabalho artesanal inovador, que é o DNA de ambas as empresas.
Nos bastidores do design
Alguns testemunhos da época afirmam que, para o Modelo 600, Sarfatti tirou a ideia de um saco de chumbinhos de caça. Dizem também que ele se inspirou num cinzeiro desenhado para ser colocado no braço de uma cadeira, típico da época, que o designer se lembra de ter visto na casa da avó.
Em maio de 1968, a lâmpada foi exposta na XIV Trienal de Milão. Graças à sua funcionalidade notável e revolucionária, o Modelo 600 permaneceu em produção durante muito tempo.
Embora muitos dos projetos de Gino Sarfatti ainda sejam incrivelmente atuais, uma reedição contemporânea requer não só a utilização da mais recente tecnologia LED, mas também a utilização de materiais e processos modernos numa perspectiva sustentável.
O criador Gino Sarfatti
Gino Sarfatti nasceu em Veneza em 1912.
Em 1930 mudou-se para Gênova para estudar engenharia aeronáutica. Mais tarde, porém, a situação política italiana piorou e em 1935 as sanções impostas à Itália pela Liga das Nações causaram a ruína económica do seu pai.
Sarfatti foi forçado a abandonar os estudos e mudou-se para Milão aos 23 anos. Na cidade ele descobre a engenharia e o design de iluminação, que o ajudarão a encontrar o seu caminho. Em 1939 fundou a Arteluce e começou a produzir soluções de iluminação onde novas ideias se encontram com um design inovador.
Com a introdução das leis raciais e o bombardeio de Milão, em 1943 ele fugiu com a família para a Suíça. Sarfatti retornou para Milão em 1950 e um ano depois a Arteluce abriu sua primeira loja no Corso Littorio, hoje Corso Matteotti, projetada por Marco Zanuso. A Arteluce combina a venda no varejo com a produção de luminárias para os setores público e residencial. Os projetos incluem navios de cruzeiro, museus e teatros, incluindo o Palazzo Bianco em Gênova e o Teatro Regio em Turim.
Teatro Regio em Turim
Em 1954, os seus modelos 1063 e 1065 ganharam o “Grand Prix” na Trienal de Milão, enquanto o 559 ganhou o prestigiado ADI Compasso d'Oro. A próxima edição do prêmio de design mais cobiçado coroa o modelo 1055. Em 1962, Gino Sarfatti e o seu amigo de longa data, Vittoriano Viganò, abriram a sua nova sede na Via della Spiga.
Em 1973, Sarfatti decidiu vender a Arteluce para a Flos e mudou-se para sua casa em Griante, no Lago Como. O designer morreu em 1985.
Saiba mais
@flos
@newbottega
@gino_sarfatti
Comments