J.Marcon comemora 75 anos
- Redação
- 2 de jul.
- 3 min de leitura
Com ambiente exclusivo na CASACOR Rio Grande do Sul, empresa festeja longa história na fabricação de móveis
Projeto Studio J. Marcon 75 anos:
Clarissa Zanatta @clarissazanatta.arq
Carolina de Castro @carolinasdecastro
J. Marcon @jmarcon.moveis
Fotos Cristiano Bauce @cbauce
Entre os 40 ambientes da CASACOR Rio Grande do Sul 2005, o Studio J.Marcon 75 anos celebra as mais de sete décadas da empresa em um percurso que emociona. O espaço de 100m², assinado pelas arquitetas gaúchas Clarissa Zanatta e Carolina de Castro, é uma imersão às raízes e à visão de futuro da empresa.


Com o Studio J.Marcon, fabricante gaúcha de mobiliário festeja 75 anos de atividade.
Para a J.Marcon, esse espaço exclusivo representa mais do que um ambiente decorado, é a materialização da sua história como marca de alto padrão, preparada para dialogar com os nomes mais influentes da arquitetura e do design. “Na CASACOR, ter um ambiente inteiro com o nome da marca e composto exclusivamente por seus produtos, é um sinal claro de autoridade e protagonismo no setor. Não se trata apenas de fornecer peças para um projeto mas de liderar uma narrativa estética e funcional, onde cada detalhe carrega a identidade da marca”, constata Leonardo A. Marcon, gerente comercial da J. Marcon, com sede em São Marcos, na serra gaúcha. Assinar um espaço exclusivo, completa Leonardo, representa “assinar um conceito de design, tecnologia e alto padrão, consolidando nossa imagem como marca de referência no setor.”

Primeiro modelo de cadeira e fotos antigas relembram história da empresa.
O hall de entrada conta com o primeiro modelo de cadeira produzido pela J.Marcon, seguido por um corredor que convida à memória e ao afeto, através de uma galeria de fotos da família e uma linha do tempo com os principais pontos da história da marca, transformando o ambiente em um verdadeiro memorial.

Também é destaque no ambiente a Cadeira Lady em escala gigante que foi exposta na Movelsul 1998 para celebrar um produto que marcou época na história da empresa.

O ambiente conta ainda com um espaço criado para valorizar a colaboração com escritórios de design e apresentar produtos assinados da marca, além de uma sala de projeções que exibe conteúdos audiovisuais sobre a história por trás das criações. Trata-se de uma imersão sensorial e informativa que reforça a importância do design no mobiliário da J.Marcon.

Ao final do percurso, os visitantes chegam a uma sala de jantar integrada com estar, onde estão expostos os produtos que estão em linha atualmente. Nesse espaço, uma estante com nichos decorativos abriga objetos simbólicos, como as ferramentas antigas que pertenceram a João Marcon, fundador da empresa.
Para encerrar a experiência, a última parede do ambiente apresenta com destaque o propósito que guia a J.Marcon: “Estabelecer laços ambientando espaços.”

CASACOR RS 2025 reativa o antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho
Porto Alegre se reconecta com sua história e projeta novos futuros com a
CASACOR Rio Grande do Sul 2025. O icônico terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho, fechado desde 2019, reabre para os gaúchos para receber um dos maiores eventos do país.
O edifício modernista de 1953, patrimônio da memória urbana e da arquitetura gaúcha, se torna o centro pulsante de um evento que vai muito além do design, arquitetura e decoração — um espaço que celebra inovação e reencontro com a cidade através da arquitetura e do design.
Reabrir o antigo terminal é um gesto simbólico potente. Um lugar de partidas e
reencontros agora se transforma em espaço de permanência e contemplação.
Prevista originalmente para setembro de 2024, a CASACOR RS foi adiada para maio de 2025 em razão das enchentes que atingiram o Estado. Durante o período de reestruturação, o interior da construção, que ficou completamente alagada, passou por novas intervenções para receber as obras do evento. “Este prédio está profundamente conectado às lembranças dos moradores e viajantes. Reativá-lo com um evento que celebra o lar, os encontros e o afeto é um tributo à cidade e à sua história”, afirma Karína Capaverde, diretora da CASACOR RS.

Lounge A Conquista do Espaço, de Caroline Kreling Arquitetura, na CASACOR RS
Comments