top of page
  • Foto do escritorLuiza Oliva

Jornada sensorial na Floresta Amazônica

Fotos: Rafael Renzo



Um banheiro que conecta os visitantes à natureza, levando-os diretamente a uma viagem para a Floresta Amazônica. Essa foi a inspiração da designer de interiores Adriana Farias no banheiro Hutukara que assina para a CASACOR São Paulo 2024. “O nome do ambiente significa Mãe-natureza, Mãe-Terra na cultura Yanomami. É aquela que nos alimenta, nos acolhe, nos cura. Hutukara nos dá a vida, que é nosso maior presente”, explica a profissional.


A ideia ao trazer a floresta para dentro do banheiro de 37m² é criar a sensação de estar em meio à natureza para que os visitantes se sintam abraçados e envolvidos por toda essa atmosfera. O teto curvo, pintado artisticamente, lembra a copa das árvores e o céu de uma floresta. Adriana apostou na madeira Jatobá presente na Amazônia, que remete aos troncos das árvores.


A pedra escolhida para a bancada foi o quartzito Vitória Régia, extraída na região Norte do Brasil, no acabamento escovado profundo (Deep). “Não por acaso, esta rocha traz os diversos tons da flor Vitória Régia que nasce e floresce nas águas do Rio Negro que banha algumas comunidades indígenas. A saia da pia tem forma orgânica, como tudo na natureza, e lembra o arredondado da planta”.


A designer de interiores Adriana Farias: inspiração na cultura Yanomami.



Na parede à direita da pia, há um grande painel formado por ladrilhos hidráulicos que representam os grafismos indígenas. As duas cores escolhidas, terracota (extraída do urucum) e preto (extraído do carvão), são predominantes na arte e na pintura corporal dos indígenas. “No piso foi instalado o Maracangalha, da Portinari, que tem o conceito de brasilidade e lembra um conglomerado de areia bem fina e delicada”, conta.



25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page