Marcenaria planejada organiza quarto infantil
- Redação

- há 2 horas
- 3 min de leitura
Quarto projetado para menino de nove anos favorece a organização no dia a dia, sem excesso de mobiliário
Projeto Taís Faleiros @pingo.decor
Fotos @redalmeida
Em pouco mais de 60 dias de obra, a designer de interiores Taís Faleiros desenvolveu dois ambientes integrados para João, de nove anos, em um apartamento na Vila Ipojuca, em São Paulo. A mãe do menino procurou a profissional para reformar o quarto do filho e adaptar uma área anexa ao living do apartamento, criando um espaço para estudos, leitura e brincadeiras.
O objetivo era garantir funcionalidade e organização no dia a dia. Para isso, Taís desenvolveu uma marcenaria planejada para concentrar os itens em locais definidos, sem excesso de mobiliário.


Designer Taís Faleiros, da Pingo Decor, apostou na marcenaria planejada e em poucos itens de mobiliário, setorizando as áreas do quarto infantil.
Segundo a designer, a decoração foi inspirada nas cores preferidas de João: azul, verde e laranja, paleta que se repete em vários elementos, como marcenaria, pintura e decoração em geral. “João queria um quarto que refletisse sua idade e que acompanhasse seus interesses, especialmente a leitura. Por isso, foi essencial incluir mais espaço para armazenar livros e gibis. Já o estilo dos ambientes é bem contemporâneo, seguindo os demais espaços do apartamento”, explica.



Cores preferidas de João compõem a paleta do quarto, que tem vários locais para guardar livros e gibi.
O principal pedido do garoto foi a inclusão de um mezanino sobre a cama, elemento que se tornou o destaque do quarto. A estrutura é composta por ripas em serralheria, cordas de proteção com acabamento artesanal e puxadores com formatos variados. A designer de interiores explica que, ao começar a pensar nesta área, entendeu que também precisaria incorporar soluções de armazenamento. “Como o espaço era limitado, a marcenaria foi toda concentrada na estrutura do mezanino, evitando a necessidade de vários móveis espalhados pelo ambiente. A solução atendeu ao desejo do João e, de quebra, liberou a área inferior para circulação e organização”, ressalta.

A estrutura do mezanino tem uma solução interessante, com vários espaços de armazenamento.
A escada, posicionada na parede do fundo do quarto, teve sua parte inferior aproveitada com nichos, armários e gavetas. Abaixo da cama, duas gavetas grandes e profundas foram projetadas para acomodar os calçados e roupas de cama. Como João gosta de ler, nichos profundos foram incluídos nas laterais e na parte superior para guardar livros e brinquedos.
Na área ao lado do living, as prateleiras centrais e o pufe laranja se tornaram os elementos de destaque. O ambiente, que antes era usado para guardar brinquedos, foi transformado em um espaço de estudos. A decisão partiu da mãe de João, que desejava um ambiente fixo para tarefas escolares. O espaço tem formato longo, o que permitiu o uso de marcenaria sob medida, com armários nas laterais e uma prateleira com forma circular posicionada ao centro, complementada por um futon no piso. “O azul e o verde foram as cores mais usadas, e colocamos o laranja em detalhes para destacar e aquecer os espaços”, finaliza Taís Faleiros.


Área de estudos de João atendeu a um pedido da mãe do menino, com ambiente pensado para as tarefas escolares.
Fornecedores:
Marcenaria (quarto e área de estudos): WRM
Móveis da área de estudos: WRM e Futon Company
Papel de parede, quadros, almofadas, tapetes e objetos: Coisas da Doris
Luminária escritório: Lumini




Comentários