Muita iluminação e materiais nobres
- Redação

- 2 de out.
- 2 min de leitura
Amplo apartamento tem área social com sofisticado trabalho de marcenaria e uso do travertino no piso
Projeto @kobbi_cimerman.arq
Fotos @wilsondorigon
O apartamento de 280 metros quadrados foi pensado para um jovem casal com uma filha pequena e mais uma a caminho. O principal desafio para a Kobbi & Cimerman Arquitetura, das arquitetas Catherina Cimerman e Paloma El Kobbi, foi o prazo curto para a obra – seis meses, já que a proprietária queria ter o bebê já no novo apartamento. Por isso, o projeto começou antes mesmo do edifício ser entregue.

O apartamento é inundado de luz e tem uma linda vista, já que está no 36º andar – o fechamento de vidro em todo o entorno garante a ventilação e a iluminação natural, e valoriza a vista. No projeto, predominam as cores sóbrias e a madeira escura. Destaque ainda para o uso do travertino no piso e para o pilar em concreto rústico.

Além da corrida contra o tempo, o projeto procurou vencer o pé direito baixo do apartamento. O forro de madeira, com ripas de cumaru, foi instalado apenas no contorno da sala, deixando o centro mais alto assim como o restante do apartamento.


Trabalho em madeira no forro dá mais amplitude à área social.
Na entrada, as arquitetas projetaram uma grande caixa em marcenaria, possibilitando embutir o ar condicionado e dando maior imponência ao ambiente (o hall social foi demolido para aumentar ainda mais esse espaço). Essa galeria com ripas em cumaru também reveste as portas da circulação Íntima, lavabo e elevadores sociais.



Destaque para a galeria da entrada do apartamento, toda revestida em ripas de cumaru.
A marcenaria segue na área social, de um lado como móvel de apoio ao jantar com um nicho central e armários superiores e inferiores; do outro lado, como uma adega com um armário piso-teto. O mobiliário conta com peças assinadas por Jader Almeida, Jacqueline Terpins e Sérgio Rodrigues. A sala de almoço é integrada ao jantar através de uma grande porta de correr. Outra porta de correr dá acesso à cozinha.




Marcenaria da galeria se estende para a área social, com adega e nicho de apoio à sala de jantar, além de porta de correr para acesso à copa.
A grande área social é toda integrada: varanda e churrasqueira, além do living, home theater e jantar. A iluminação conta com perfis lineares em toda a sala e bastante iluminação indireta em toda a sanca do forro de madeira. Na galeria, surgem arandelas e minispots.
Na confortável e aconchegante suíte do casal o closet do senhor ganha destaque pelos materiais sofisticados que revestem as portas (couro e vidros). Já uma das suítes foi transformada no closet da senhora.


Principais fornecedores:




Comentários