top of page
  • Foto do escritorLuiza Oliva

Pedras e mais pedras

Atualizado: 16 de ago. de 2023

Veios, efeitos, cores, sofisticação, elegância.

Pedras naturais e industrializadas aparecem nas mais diversas superfícies dos ambientes da CASACOR São Paulo 2023. Mármores, granitos e quartzitos (pedras naturais) ou materiais sinterizados (produzidos industrialmente através de diferentes matérias-primas naturais) surgem com destaque principalmente nas cozinhas, banheiros, lareiras e pisos.



Quartzito Taj Mahal na bancada da Ceramista casa perfeitamente com os tijolinhos cimentícios da Colormix. (Foto: Renato Navarro)

Flavia Burin e Bruna Moretti, do Studio HA

@studio.h.a


Flavia Burin e Bruna Moretti, do Studio HA, apresentaram o Ateliê da Ceramista - Pó e Glória, inspirado na criação da humanidade. Como um convite à pausa e à contemplação, oambiente de cores claras e atmosfera suave teve conceito baseado no antigo trecho bíblico do livro de Gênesis, que diz: "então o senhor Deus modelou o ser humano do pó da terra, feito argila, e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente", Gn 2:7. Na paleta, branco, off white, bege, nude, marrom e terracota criam uma atmosfera serena, ideal para refletir e estimular a criatividade. Na bancada, o quartzito Taj Mahal, da Mont Blanc Mármores, com grandes veios e acabamento escovado, traz certo ar de sofisticação, sem abrir mão da estética rústica.



Pedra sinterizada XTone Bottega Acero By Porcelanosa: tom perfeito para a cabana confortável, a Cabana RI.TO, de Ricardo Caminada e Tota Penteado. (Fotos: Henrique Padilha)

Ricardo Caminada e Tota Penteado

@studiocaminada

@totapenteadointeriores


Tendência comportamental e arquitetônica proposta pela CASACOR SP, o movimento das Tiny Houses sugere um estilo de vida mais simples, com espaços de metragem reduzida e aproveitamento de recursos.


O projeto de tiny house do arquiteto Ricardo Caminada e da designer de interiores Tota Penteado, que recebeu o nome de Cabana RI.TO, tem 44 metros quadrados efoi projetada para maximizar o uso do espaço disponível, de forma multifuncional e tecnológica, em um layout inteligente e equilibrado. A abordagem estética é essencialista, na arquitetura, no design de interiores e nas artes decorativas. Os ambientes privilegiam a praticidade, o conforto, a tranquilidade e o bem-estar.


Na bancada da cozinha, foi utilizada a pedra sinterizada XTone Bottega Acero By Porcelanosa, com aspecto de cimento queimado, da Mont Blanc Mármores. Simone Gonçalves, sócia-fundadora da Mont Blanc Mármores, comenta que por terem formatos grandes, o uso das pedras diminui a necessidade de emendas, tornando o resultado final muito mais elegante. “A quantidade de tons disponíveis é outra característica que faz as pedras uma ótima opção para diferentes ambientes internos, como nos ambientes da mostra, que optaram por tons que conversaram impecavelmente com os escolhidos para os ambientes”, afirma.




No ambiente cosmopolita, Marcela Penteado procurou criar um degradê com as cores das pedras, da madeira e do vidro. (Fotos: Renato Navarro)

Marcela Penteado Arquitetos

@marcela.penteado


A arquiteta Marcela Penteado criou um loft de 88 m² para marcar sua estreia solo na CASACOR São Paulo 2023. O nome do espaço, Loft 011, é uma referência ao DDD da capital paulista. Marcela buscou inspiração no estilo cosmopolita da metrópole para criar o conceito que remete à vivência na cidade, retratando as funções práticas e funcionais, mas sem deixar de lado o foco no descanso. O living é integrado a uma bancada utilitária, ao quarto e banheiro - o espaço exibe uma paleta delicada, que combina tons de branco, cinza e rosa. Destaque para o desenho da bancada e para o mix de pedras naturais, cuidadosamente selecionadas: na estante foram usadas as pedras naturais Negroni e Yosemite, e na bancada a Donatello, todas nacionais da Brasigran.



Loft Vastu, de Bianca da Hora, explora, com delicadeza, diferentes texturas e tons naturais. (Foto: Denilson Machado, do @mca_estudio)

Bianca da Hora, do Da Hora Arquitetura

@dahoraarquitetura


No Loft Vastu, que marca a estreia da arquiteta carioca Bianca Da Hora na CASACOR São Paulo, a bancada e a ilha da cozinha são produzidas com Laminatto, material desenvolvido com a última tecnologia de ultracompactação e sinterização de cerca de 30 minerais selecionados, entre eles quartzo, feldspato, caulino e silício. Sua produção é concluída com impressão Ultra HD em sua superfície e sinterização a 1280ºC.

No espaço de 120m2, Bianca procurou refletir a essência do Rio de Janeiro, com pitadas de frescor e descontração. Para evocar esta atmosfera com sofisticação, e já surfando na onda do “luxo silencioso”, Bianca incorporou elementos naturais ao projeto (como madeira, pedras, algodão, linho, couro e plantas) e ainda lançou mão da técnica indiana vastu shastra (também conhecido como ciência do bem estar ou feng shui da Índia, que deu nome ao espaço).





Na sala, as impactantes placas de Mármore Grigio Michelangelo e na cozinha tons neutros do Nuvolato Michelangelo no espaço Solitude, de Érica Salgueiro. (Fotos: Renato Navarro)

Érica Salgueiro Arquitetura

@ericasalgueroarquitetura


Em sua sexta CASACOR São Paulo, a arquiteta Érica Salgueiro assina o espaço Solitude, um estúdio de 66m2 de atmosfera elegante e sofisticada, combinando materiais nobres como mármore, couro e madeira. As paredes da sala receberam placas elegantes e imponentes de mármore Grigio Michelangelo de tonalidade cinza e com veios brancos, fornecidas pela Marmoraria Eccomarmi.

Já na cozinha, a ilha central, que serve como ponto focal do ambiente, foi produzida com o mármore Nuvolato Michelangelo com bordas arredondadas, produto ideal para a utilização em áreas de alto tráfego e bancadas de cozinha. A jabuticabeira Sabará, com aproximadamente oito anos de idade, cuidadosamente escolhida e inserida na ilha, dá o grande charme à cozinha: a árvore representa o equilíbrio perfeito entre a força bruta da pedra e a representação viva e exuberante da natureza.




Granito branco Itaúnas e horta de temperos na bancada da cozinha: toques de brasilidade na Cozinha Funcional de Bruno Moraes. (Fotos: Guilherme Pucci)

Bruno Moraes, do BMA Studio

@brunomoraesarquiteturastudio


A Cozinha Funcional marca a estreia do arquiteto Bruno Moraes, à frente do BMA Studio, na CASACOR São Paulo. A ideia foi conceber uma cozinha afetiva e nostálgica, com elementos rústicos e brasileiros. Apostando no rosa antigo, Bruno Moraes comprova e exalta a tendência das cozinhas coloridas. O conceito de brasilidade surge no uso do granito branco Itaúnas (da Botânico Mármores) na bancada de 4,4 metros de extensão, centro da cozinha, com parte em balanço e dois tipos de acabamentos (flameado e levigado), lembrando a pedra no estado bruto. “Para enfatizar ainda mais essa ligação entre corpo e morada, na bancada optamos por não empregar componentes químicos, como é o caso das pedras industrializadas”, afirma o arquiteto.



COSENTINO NA CASACOR SÃO PAULO


A Cosentino, multinacional líder na produção e distribuição de superfícies inovadoras e sustentáveis para o mundo da arquitetura e do design, marcou presença em 15 ambientes da última CASACOR, projetados por nomes de destaque na arquitetura, como Suíte Arquitetos, Brunete Fraccaroli, Navarro Arquitetura, Luiz Otavio Debeus, Marcelo Salum, Paola Ribeiro, Très Arquitetura, Gustavo Martins, Cilene Lupi, Barbara Dundes, Migs Arquitetura, Ticiane Lima, Livia Fisher, Ricardo Abreu e Carla Felippi. Conheça a seguir alguns deles.



Silestone® Arcilla Red na bancada de cozinha, em ambiente do Marcelo Salum (Foto: Marcelo Luiz Magnani)

Marcelo Salum

@marcelosalum


O arquiteto Marcelo Salum apresenta o ambiente Morada do Samba. Para a bancada da cozinha e os dois pequenos lavatórios, Salum especificou o Silestone® Arcilla Red, um vermelho profundo e terreno que ajudou a criar espaços acolhedores e quentes, levando mais cor para o ambiente. A marmoraria Capital Superfície assina a execução das peças.




Dekton® Micron aplicado em ambiente da Brunete Fraccaroli, na CASACOR SP (Foto: Marcelo Luiz Magnani)

Brunete Fraccaroli

@brunetefraccaroliofficial


A arquiteta e designer Brunete Fraccaroli, em seu ambiente O Reverso do Metaverso, especificou para a bancada da cozinha o Dekton® Micron. A peça integra a coleção Dekton®️ Kraftizen e trata-se de um material conhecido pela resistência elevada à fogo, atritos, riscos e manchas. A marmoraria Pedra Única assina a execução da peça.




Dekton® Umber aplicado na bancada do Loft Celmar (Foto: Marcelo Luiz Magnani)

Très Arquitetura @tresarq


Très Arquitetura apresenta o Loft Celmar, projeto de 120m² com cozinha, quarto, living, banheiro e varanda, que tem como paleta de cores principais tons terrosos, rosados e brancos. O projeto foi pensado como um ambiente poético de refúgio e identidade, buscado por quem tem em casa seu habitat natural. Os pisos, paredes e ilha recebem tijolos de diferentes tamanhos da Lepri. O tom rosa do Dekton® Umber, aplicado nas bancadas, revela a beleza do acabamento em meio a uma abundância de texturas naturais e materiais aconchegantes. A execução é da marmoraria Acabaflex.



Dekton® Albarium aplicado na lareira em ambiente de Paola Ribeiro (Foto: Marcelo Luiz Magnani)

Paola Ribeiro

@paolaribeirointeriores

Paola Ribeiro assina a Casa Essência Duratex. Com 270m², o espaço é composto por living, cozinha, adega, quarto com banheiro e closet, home office, sala de jantar e varanda. Destaque para o paisagismo exuberante com jabuticabeiras de mais de 3 metros de altura feito especialmente pelo premiado paisagista Alex Hanazaki. Para compor o espaço, Paola especificou o Dekton® Albarium na lareira. A marmoraria Pedra Única assina a execução da peça.



Casa Kraftizen Cosentino, da Suite Arquitetos: inspiração nas casas de taipa. (Foto: MCA Estúdio)

Suite Arquitetos

@suite_arquitetos

A Suite Arquitetos assina o projeto Casa Kraftizen Cosentino. O espaço tem inspiração nas moradias construídas em taipa, que trazem as marcas da permanência em suas paredes. Para compor o ambiente, uma mesa lateral, produzida com os Dekton®️ Kraftizen Albarium e Umber, consolida a proposta do espaço de reverenciar e resgatar as lembranças, a partir do fazer artesanal. A coleção Dekton®️ Kraftizen é uma homenagem aos mestres artesãos em consonância com a tecnologia presente no projeto, através dos revestimentos Dekton®️ Danae e Kira. O tom areia de Dekton®️ Danae abraça recortes acinzentados de Dekton®️ Kira, formando uma paginação exclusiva para a Casa Kraftizen Cosentino.



Silestone® Cincel Grey na mesa da arquiteta Cilene Lupi @cilenelupi (Foto: Rafael Renzo)

CILENE LUPI

@cilenelupi


Os produtos da coleção Sunlit Days também foram eleitos pela arquiteta Cilene Lupi. A profissional escolheu o Silestone® Cincel Grey, que apresenta um tom cinza sedoso de granulação fina, na composição de duas mesas em formato orgânico. A execução das mesas ficou a cargo da Acabaflex. A bancada em Dekton®️ Umber deriva da parede em Âmbar Terroso da Coral, completando a paleta de cores em ton sur ton.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page