top of page
  • Foto do escritorLuiza Oliva

ROCA - Marca aposta em cores e design assinado

A estética contemporânea, tão presente no design da Roca, incorpora novas cores, formas e recursos inovadores, adicionando maior conforto ao dia a dia. As coleções da marca expert global em soluções para banheiros, desenvolvidas em colaboração com designers internacionais e arquitetos brasileiros renomados, além dos produtos criados pela própria empresa, promovem bem-estar e facilidade ao dia a dia de seus usuários.


Diálogo com a natureza: as novas cubas da coleção Ohtake, assinadas por Rodrigo Ohtake, são inspiradas na forma do copo-de-leite unindo funcionalidade e estética envolvente.

Foto: Ruy Teixeira


A coleção Othake, um marco do consagrado arquiteto Ruy Ohtake no portfólio da Roca, foi amplamente premiada em nível internacional e reconhecida por seu design incomparável ao apresentar linhas orgânicas e um desenho atemporal.


Mas a Roca entendeu que essa fusão entre os DNAs da marca e o sobrenome Othake não precisariam se manter estritamente às peças do portfólio global que despertam a admiração de profissionais nos quatro cantos do mundo e láureas conquistadas em prêmios internacionais de design. Assim, convidou Rodrigo Ohtake, arquiteto, designer e herdeiro projetual de seu pai para dar continuidade à história que associa tecnologia e natureza, geometria e organicidade, beleza e poesia.


Quando a Roca realizou seu convite para desenhar a expansão da coleção, fiquei muito honrado, mas não vou negar que foi um super desafio, pois a cuba que o Ruy criou foi desenhada com inspiração no ovo – que tem uma forma perfeita, como aprendemos desde a faculdade. Então, avançar com essa alusão já representava, por si só, um desafio enorme”, revela Rodrigo, que hoje comanda o escritório fundado pelo pai.


As novas cubas refletem o cuidado e a sensibilidade em cada curva. Como os contornos da espécie de flor conhecida como copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica, em seu nome científico), marcada por sua simplicidade, delicadeza e perfeição, as peças evocam formas fluídas e funcionais. Seu ponto de partida foi imergir na compreensão das nuances avistadas nas obras assinadas por Ruy, seus estudos e reflexões que se converteram no desenho que combinou a afinidade com a originalidade do design. As cubas oval e redonda receberam o prêmio Best in Show da Expo Revestir 2024 como Melhor Coleção Louça Cerâmica – Cubas e Lavatórios. Apresentadas nas cores Matte Black, Stone, Café, Beige, Branco Matte e Branco Brilho, as novas adições à coleção Ohtake representam a fusão entre a tradição e a inovação, honrando o legado familiar enquanto abraçam a visão única de Rodrigo Ohtake. São obras de arte atemporais que transcendem a utilidade prática do dia a dia para se tornarem a expressão do belo e elegância dentro de banheiros e lavabos.


Funcional e completa, a Coleção Tura foi inspirada na arquitetura dos icônicos edifícios de Barcelona do século XX. Foto: Divulgação Roca


Entre as principais novidades da Roca também está a coleção global Tura. Com um design que representa um jogo de volumes e vazios, luzes e sombras, robustez e harmonia, ela é fruto da colaboração do designer catalão Andreu Carulla com a Roca.

 

Não por acaso seu nome retrata as sílabas finais das duas palavras profundamente interligadas em seu conceito: arquitetura, representada pelos traços marcantes dos prédios emblemáticos na cidade no século XX, e a cultura notoriamente percebida na história de Barcelona, capital da Catalunha, onde também nasceu Carulla.

 

O designer elevou sua sensibilidade ao exteriorizar através de materiais, formas e cores, suas memórias de infância na paradisíaca Costa Brava, região situada na costa espanhola. Entre elas, as linhas verticais das venezianas, o vazio que filtra um raio de sol, os acabamentos suaves e as texturas naturais. A coleção Tura, composta por lavatórios, banheiras e bacias sanitárias, é uma verdadeira volta à essência do passado, mas totalmente reinventada para o presente.


Com bordas finas e um design atemporal e elegante, as cubas de apoio da Coleção Terra chegam a ExpoRevestir para reforçar a atmosfera mediterrânea. Foto: Ruy Teixeira


A Roca apresentou outros lançamentos especiais. As cubas da coleção Terra, com texturas e cores cuidadosamente selecionadas, celebram os elementos terrosos em uma autêntica ligação com a atmosfera mediterrânea.


Cores e leveza na novíssima coleção Nu de metais. Foto: Divulgação/Roca


A coleção Nu possui três diferentes tipos de acionamentos: Dome (ilustrado na imagem pelo tom Mint Green), Pin (Honey Yellow) e Stripes (Cobalt Blue). | Foto: Divulgação Roca

Imperdíveis também o colorido e o design lúdico da coleção de metais NU

Concebida pelo Studio Inma Bermúdez, da designer espanhola Inma Bermúdez e do arquiteto alemão Moritz Krefter, que já ganharam três prestigiados prêmios de design: o "Best in the Bathroom", dos Monocle Design Awards de 2023, o iF Design Awards e o Red Dot na categoria Best Product Design Award, Nu é uma coleção versátil e que oferece aos arquitetos e designers de interiores uma decisão inovadora para complementar o estilo pessoal de seus clientes. A coleção brinca com uma paleta de cores nada convencionais no mundo dos metais sanitários. São seis cores brilhantes influenciadas pela alma mediterrânea da Roca: Mint Green, Cobalt Blue, Honey Yellow, Titanium Black, Glossy White e Cromado.


Com três acionamentos diferentes nomeados de Pin, Dome e Stripes e um diâmetro de corpo de 35 milímetros – o mais fino da Roca até hoje -, a coleção evoca as formas arredondadas e concilia sua alta tecnologia de produção com a sustentabilidade e qualidade incomparáveis. Além das diferentes cores e acionamentos, há ainda a disponibilidade de escolha entre bica alta, baixa, instalação de mesa ou parede – características que permitem a execução de projetos de banheiros e lavabos contemporâneos, únicos e personalizados.


Cuba da Coleção Infinity. Foto: Divulgação/Roca


Vale a pena conhecer também a Coleção Infinity por Fernanda Marques: a representação do equilíbrio perfeito. Linhas retas e curvas se encontram em um design que prima pela elegância e praticidade. A harmonia entre os materiais e cores materializam ambientes contemporâneos e fazem das cubas suas protagonistas.


Cuba da Coleção Horizon. Foto: Divulgação/Roca


Já a Coleção Horizon, por João Armentano, prima pelo traço arquitetônico. Um desenho preciso explora a geometria e o jogo de luz e sombras resultando em peças de linhas minimalistas, porém, marcantes.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page