top of page
  • Foto do escritorLuiza Oliva

São Paulo recebe o primeiro Roca Gallery das Américas

Presente em países da Europa e Ásia, a empresa espanhola inaugura o Roca São Paulo Gallery, para estimular o diálogo sobre arquitetura, design, inovação e sustentabilidade com a sociedade

Fachada de vidro do Roca São Paulo Gallery, na Avenida Brasil, em São Paulo, que transparece as belezas e sensações da Mata Atlântica. Foto: Ruy Teixeira



Um conceito inovador para se relacionar com o mercado, com as pessoas e a cidade. Uma plataforma de conhecimento e um ponto de oxigenação arquitetônica, artística e cultural. Situado em uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo, a Avenida Brasil, o Roca São Paulo Gallery passa a ser um espaço para discussões sobre o futuro, a inovação e as principais tendências do Brasil e do mundo no setor da arquitetura e design.


Detalhe do jardim vertical. Foto: Ruy Teixeira



Transmitindo toda a expertise e reforçando a sua posição de líder mundial em soluções para banheiros, o Grupo Roca, atuante no país por meio da Roca Brasil desde 1999 – e que por sua vez está à frente das marcas Roca, Celite e Incepa –, concebeu, há 10 anos, o conceito do Roca Gallery. Presente em Barcelona e Madri (Espanha), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Xangai e Pequim (China), a empresa idealizou a plataforma Roca Gallery tanto para profissionais, como também para o público em geral.

O espaço cultural se caracteriza como um ponto pulsante de conhecimento e, de certa forma, conecta-se com as temáticas dos caminhos futuros da arquitetura, design e inovação. “Gerando valor na experiência dos profissionais e do público em geral, cada um dos Roca Galleries carrega em sua essência a realização de exposições, debates, apresentações e atividades culturais com temáticas que conversam sobre o novo e geram ideias impactantes para o cenário da arquitetura. Muito mais do que um lugar para apresentar nossos produtos, o Roca Gallery surgiu como uma forma de nos comunicarmos profundamente com o público especificador e a sociedade”, descreve Marc Viardot, Diretor Global de Marketing & Design do Grupo Roca.


Área principal no piso térreo. Foto: Ruy Teixeira


A arquiteta Fernanda Marques assina o projeto arquitetônico enquanto Alex Hanazaki idealiza o paisagismo do Roca São Paulo Gallery, criando uma linguagem contemporânea, única e fluida para um ponto tão movimentado da cidade de São Paulo.

Fernanda Marques é premiada internacionalmente com o iF Design Award, The International Property Awards, A’ Design Award, Red Dot Design e Award e AD Awards, entre outros reconhecimentos. O estilo da arquiteta se traduz pela elegância do seu traço e pelo visual clean e contemporâneo que emprega em seus projetos. Uma das inspirações do projeto Roca São Paulo Gallery foi revelar a natureza exuberante como um importante pilar para uma atmosfera de bem-estar e conexão.

A mistura de elementos vegetativos, madeira e vidro dão o tom e a natureza protagoniza o espaço por meio de um edifício de vidro inspirado na Mata Atlântica e que utiliza matérias-primas sustentáveis, como a madeira de reflorestamento. Um verdadeiro convite à descompressão, em meio ao movimento da maior metrópole da América Latina, o Roca São Paulo Gallery transmite a brasilidade e a modernidade global em sua essência.

Ao assinar o espaço, a arquiteta passa também a ser a segunda mulher a criar um Roca Gallery no mundo. Unindo seu nome ao de Zaha Hadid, que projetou o Roca London Gallery, Fernanda pontua que este fator torna o projeto ainda mais significativo para a sua carreira e reforça a importância da diversidade e da inclusão profissional.


Conhecendo o Roca São Paulo Gallery


O prédio, com um total de 1300m², é composto por três blocos distintos, porém com arquiteturas complementares que representam cada uma das marcas do Grupo no Brasil – Roca, Celite e Incepa. Ao expressar o conceito internacional de um lugar multifuncional, o seu layout, sem divisórias fixas entre os ambientes internos e externos, norteia o propósito da empresa com a implantação dos seus Galleries pelo mundo e promove a convivência em uma área que pode ser completamente moldada de acordo com o evento que recebe.


Conexão entre a área externa e a interna. Fotos: Ruy Teixeira


Além de apresentar arquitetura e design expressivos, o projeto destaca-se por sua conexão com a natureza e o ambiente urbano circundante. A presença da madeira e da vegetação insere ares atemporais e transmite uma sensação de calma e conexão com o natural, enquanto a transparência do vidro permite aos visitantes uma visão panorâmica do entorno da edificação, criando uma interação visual entre o interior e o exterior.

O projeto paisagístico é assinado por Alex Hanazaki, que procurou transmitir a essência sempre tão viva e diversa da flora brasileira, e exala a consonância com o espaço físico e seu entorno. A pré-existência da praça que a empresa adotou e tem um painel de autoria de Roberto Burle Marx, bem como o projeto arquitetônico, foram preponderantes nas decisões adotadas para agregar uma linguagem contemporânea e fluida.


Para a escolha dos móveis, a premissa do elegante e atemporal também foi mantida. Em harmonia com os elementos naturais do edifício, o mobiliário eleito por Fernanda Marques preza pela funcionalidade e conforto, levando em consideração o design nacional, qualidade e durabilidade das peças, garantindo que se manterão em perfeitas condições ao longo do tempo, mesmo em face da utilização contínua.

Área principal no piso térreo. Escolha elegante do mobiliário para estar em plena harmonia com os elementos naturais do edifício. Foto: Ruy Teixeira



“Quanto aos designers que assinam as peças, optamos por uma abordagem que valorizasse tanto os nomes brasileiros, quanto internacionais, buscando uma mistura de talentos e influências. Trabalhar com a brasilidade, sem dúvida, colabora para divulgar a indústria local, valorizar nossos talentos e, além disso, promove a identidade regional que consideramos essencial no projeto”, detalha a arquiteta. Ademais, as mesas de atendimento e café, que estão posicionadas no salão principal do Gallery, pertencem à coleção Serras, criações da própria Fernanda Marques.


Área de reuniões com vista para o jardim. Foto: Ruy Teixeira



Roca São Paulo Gallery

Endereço: Av. Brasil, 2188 – Jardim América, São Paulo

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira: das 10 às 19h

Sábado: das 10h às 14h

Programação

Na programação de abertura, o Roca São Paulo Gallery revela uma instalação inspirada no Mediterrâneo e apresenta ao público uma nova maneira de ver os produtos da coleção global da Roca, a Ona. Com design ‘suave como as ondas’ e formas orgânicas conectadas com os elementos da natureza, traz o estilo de vida dessa região para dentro dos banheiros e sua exibição é um convite para a reflexão de que esse ambiente deve ser bem projetado, onde as pessoas se sintam bem e que as prioridades sejam a higiene, o conforto e o alto desempenho dos produtos.

Desta forma, a exposição temporária exibe as formas orgânicas e evoca a simplicidade de seu design como principal protagonista. Ademais, a coleção dispõe de todos os recursos para que o tempo do usuário seja bem gasto enquanto a sua mente se desliga do mundo exterior.



Saiba mais em:

Instagram: @rocasaopaulogallery

@roca_brasil

Facebook: RocaNoBrasil

YouTube: Roca Brasil

Pinterest: RocaNoBrasil


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page