Sinergia positiva
- Redação

- 13 de ago. de 2025
- 5 min de leitura
Reforma de sucesso é resultado de planejamento e parceria entre arquitetas e proprietária
Projeto @doispontosarquitetura
Fotos @giselerampazzo
Planejamento e sinergia entre cliente e arquitetas foram os pontos chave desse projeto no bairro paulistano do Campo Belo. Executado pelas arquitetas Simone Barbero e Anna Paula Sortino, da Dois Pontos Arquitetura, o projeto começou seis meses antes da entrega das chaves, com base nas plantas recebidas pela construtora. Elas também acompanharam a proprietária na vistoria para recebimento da unidade, conferindo todas as medidas e esclarecendo as dúvidas. “Isso foi fundamental para permitir que o projeto executivo fosse desenvolvido com precisão e sem surpresas”, lembram.

Painéis de madeira freijó ajudam na integração do ambiente social com a cozinha.


Estante em madeira tem nichos sem fundo e portas ripadas, com desenho das arquitetas e execução da Marcenaria Renato Dias.
Com as chaves em mãos, o projeto executivo estava pronto, materiais e mão de obra orçados e definidos, “o que nos possibilitou iniciar a obra rapidamente, apenas aguardando a aprovação e liberação do condomínio”, contam as arquitetas da Dois Pontos.
A obra durou cinco meses. O apartamento, de 143m² de área útil, originalmente tinha três suítes. A moradora, uma executiva de marketing apaixonada por design de interiores, fã de ambientes contemporâneos, pediu para que o espaço fosse transformado em uma suíte principal, mais um escritório e um quarto de hóspedes, e ainda para integrar a varanda e a cozinha à sala.
A Dois Pontos sugeriu a junção de duas suítes, onde quarto principal e escritório passaram a ser integrados, separados apenas por um painel de correr, e também a criação de dois banheiros, o banho ele e o banho ela, independentes. Sala de estar, jantar, terraço e cozinha perderam todas as divisões e se tornaram um ambiente único.

Pedra natural Wooden Ônix da NPK é destaque e ponto de cor na sala.


A cristaleira metálica suspensa em aço com pintura verde e vidro, com desenho da Dois Pontos Arquitetura e produzida pela Jovem Profeta Serralheria, acompanha
a bancada em lâmina Sibéria da Nilan, fornecida pela Marmoraria Real Art.
O projeto também atendeu a mais alguns pedidos da moradora. que queria um apartamento onde pudesse receber amigos e familiares, mas que também fosse aconchegante para curtir os momentos em que estiver sozinha. A escolha por um piso único em todo apartamento – o Atlas Concorde da NPK, desenvolvido pelo designer Italiano Piero Lissoni -, trouxe amplitude aos ambientes. O material possui uma textura discreta que lembra o couro, possui alta resistência e não é tão frio quanto porcelanatos tradicionais.


Tons terrosos e verdes aparecem no lavabo e no hall de entrada, que recebeu banco e aparador em serralheria.
O destaque da sala é a parede revestida com a pedra Wooden Onix, que inspirou o nome do apartamento, Raízes. Inicialmente, aquela parede receberia uma obra de arte. Mas quando as arquitetas e a cliente encontraram a pedra em um dia de visitas a lojas, a decisão foi tomada. “Esse achado da pedra dos sonhos ficará sempre guardado no nosso coração como memórias de momentos especiais de troca entre nós e a moradora, na procura das melhores soluções para o projeto”, contam as arquitetas.
O painel de pedra é justamente um dos pontos de cor do apartamento. A base toda é neutra, com tons claros e madeira freijó. A cor também aparece no mármore verde Guatemala do lavabo e na cristaleira que divide a cozinha da sala em serralheria verde. Itens de decoração como tapetes e poltronas ganharam cores mais fortes, dentro dessa paleta de tons terrosos e verdes.



As arquitetas tiveram extremo cuidado na execução da cozinha: há gavetas com diferentes alturas para diversos usos, um espelho foi instalado entre a cozinha e a churrasqueira para disfarçar a pausa nos armários e bancada, e a altura do tampo é um padrão mais alto, já que a moradora é alta.
O armário aéreo em serralheria foi uma solução desenhada sob medida pela Dois Pontos, para atender o pedido da moradora que queria a cozinha integrada à sala, porém sem ficar exposta demais. O desenho une traços retos e modernos com um toque retrô de cristaleira tradicional, funcionando muito bem para guardar as inúmeras louças e cristais da proprietária. E a bancada de quatro metros que "separa" a cozinha da sala é o ponto preferido das visitas e no dia a dia – o móvel convida as pessoas a sentarem ao redor.

Área da churrasqueira foi otimizada com bandeja: opção como cantinho do café.

Parede azulejada e móvel esconde o quadro de energia na área de serviço.
O apartamento está repleto de boas soluções. A churrasqueira a gás recebeu uma bandeja que funciona para esconde-la, já que será pouco utilizada, e funciona como uma área de café com pontos de tomada comandados pela Alexa. Persianas, luzes e caixas de som são todas controladas por automação.
A estante em madeira com os nichos sem fundo e portas ripadas desenhada pela Dois Pontos foi executada pela Marcenaria Renato Dias. Além da TV, o móvel recebe peças modernas e plantas, além de objetos e fotos de família, valiosos itens na decoração que contam a história da moradora em cada detalhe.
Painéis de madeira nas paredes foram utilizados para garantir o aconchego e o aquecimento necessários para ambientar os espaços. A área de serviço fica escondida pela porta de madeira – no ambiente, uma boa ideia: a parede de azulejos pode ser aberta e esconde o quadro de energia do apartamento.


Nicho de mármore branco Paraná torna o home office mais charmoso para reuniões on line.
Praticidade também é um dos pilares do projeto. Na área íntima há armários para diferentes usos, com divisórias e profundidades diversas, incluindo uma sapateira vertical escondida no painel do quarto. Para que a moradora perca o mínimo de tempo possível na hora de se arrumar, o secador já está plugado na tomada dentro da gaveta do banheiro. Cuidados como espelho com desembaçador para não atrapalhar a maquiagem logo após o banho e tábua de passar embutida na marcenaria facilitam o dia a dia. No home office, mais um detalhe primoroso: nas costas da escrivaninha, um nicho de mármore branco Paraná embutido na marcenaria deixa o fundo das reuniões on line mais interessante.


Funcionalidade: suíte e home office são integrados, separados apenas por um painel de correr em marcenaria. Banco sapateira Arrivo, da J. Marcon.

A moradora Ana Laura: parceria de sucesso com a Dois Pontos Arquitetura.
Fornecedores
Obra Civil: Domilar
Marcenaria: Renato Dias
Box e Espelhos: Decoratta
Iluminação: Lab Luz
Marmoraria: Real Art Marmoraria
Piso: NPK
Cristaleira: Serralheria Jovem Profeta
Tapete: Cartacho
Sofá e banquetas: Cremme
Mesa de Jantar e aparador: Estudio Bola
Cadeiras Mesa de Jantar: 31 Mobiliário
Poltronas: 31 Mobiliário
Daybed: Zanka
Luminárias pendentes jantar - Linha Plie - New Line Iluminação: Yamamura
Demais luminárias: Labluz
Fechamento de vidro: Casa Mansur
Cuba cozinha: Mekal
Torneira e misturador: Docol
Coifa: Tubo Ar
Banheiros: Louças, metais e acessórios Deca
Banho Mster: toalheiro elétrico Punto
Arandelas cabeceira Suíte Master: Reka
Arandelas painel Suíte Master: New Line Iluminação - Yamamura
Banco Sapateira Arrivo: J.Marcon
Tapete Suíte Master: Punto e Filo
Cortina Suíte Master: Tecido Regatta e Confecção Casa Rene




Comentários