top of page
  • Foto do escritorLuiza Oliva

Um quarto de rainha

A arquiteta Kesley Santiago, da @artek_design, se inspira em suas raízes para projeto de quarto infantil na CASACOR São Paulo


Foto: @mca_estudio



Kesley Santiago, à frente do escritório de arquitetura Artek Design @artek_design, estreia na CASACOR São Paulo 2024 com um quarto de bebê contemporâneo inspirado na realeza africana. Batizado de Njinga, o espaço é uma homenagem à líder do povo Mbundu e rainha de Ndongo e Matamba, que resistiu à ocupação europeia e à escravização de seu povo por quatro décadas. O ambiente, de 25 m², é repleto de texturas e elementos simbólicos que remetem à diversidade cultural e à riqueza da região central da África.


O trabalho de Kesley é inspirado no tema da CASACOR deste ano, “De presente, o agora”, e em suas próprias raízes, descobertas por meio de um teste de DNA feito nos Estados Unidos em 2020, que revelou sua descendência do povo Mbundu, um dos principais grupos étnicos de Angola. Assim, a arquiteta pretende não apenas criar um ambiente encantador, mas também jogar luz e valorizar suas origens ancestrais pautadas na nobreza.


Foto: @mca_estudio



Kesley evitou trabalhar com estereótipos ou lugares comuns referentes ao continente africano. Além disso, a riqueza histórica é enfatizada a todo o momento em um ambiente acolhedor e criado para o conforto do bebê e da mãe. 

No projeto, as materialidades do quarto são representadas por meio da madeira, do sisal, do ferro e da palha — elementos importantes para a história do povo Mbundu.


Foto: @mca_estudio



“Trago toda essa riqueza histórica para o design do quarto do bebê. Elementos como a madeira, utilizada nas construções das casas; o ferro, que era uma insígnia espiritual e política de força, sustento e linhagem; a geografia da savana que, além de sustento por meio da agricultura, foi palco de lutas entre os nativos e os portugueses; a hidrografia, que favoreceu e possibilitou a fuga dos nativos; os recursos minerais presentes em Angola, que são 36 entre os 51 mais procurados no mundo, dentre eles o ouro, representados em detalhes dos mobiliários; os grafismos dos tecidos; e a materialidade do vime, sisal e palha”, detalha a arquiteta. 


Kesley projetou não apenas o espaço, mas também o mobiliário, papéis de paredes e enxovais, em parceria com Muskinha, selo de referência em móveis infantis. Após a estreia na CASACOR São Paulo, a arquiteta e a marca lançam a coleção Muskinha by Kesley Santiago, com alguns dos produtos produzidos para o quarto do bebê inspirado na realeza africana.


Foto: @mca_estudio



Foto: @mca_estudio



Fornecedores


Uniflex Gabriel: cortina e tapete

Coral: tintas 

LG: ar condicionado e purificador de ar. 

Duratex: MDF

Portinari: piso em porcelanato

Hex Solutions: segurança, sonorização e automação

Traço Marcenaria: marcenaria 

Lotito Engenharia: obra civil

Luminária pendente Árica: parceria com Iluminoo 

Atec Original Design: Brinquedos

Santa Carambola: pelúcias 

Altero Casa: puxadores

Miló: cerâmicas

Unquê: bordados e aquarela

Ipel Iluminação: iluminação 

Priscilla Bruno: paisagismo.

LS Consultoria Olfativa: fragrância para o espaço

Casa Ática: vasos e cerâmicas

Donatelli: estafado 

Pachamama: certificação Natureza Positiva





6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page