Varandas e terraços para recarregar as energias
- Redação

- há 4 dias
- 3 min de leitura
Ambientes revelam o novo luxo dos lares: tempo e contemplação
Em meio à rotina acelerada das grandes cidades, as varandas assumem um papel cada vez mais essencial nos projetos residenciais contemporâneos: espaços de descanso. Integradas ou não ao living, elas se transformam em verdadeiros respiros de bem-estar e reconexão.
Na seleção de projetos a seguir, conheça varandas que ganham protagonismo e demonstram, de diferentes maneiras, o conceito de desacelerar com elegância.
Projetos @ericasalgueroarquitetura



O bangalô pode ser um aliado para dias ensolarados, como nessa varanda com vista para o Rio de Janeiro.
Fotos: André Nazareth
Nesta casa de veraneio na Barra da Tijuca, projeto da arquiteta Érica Salguero, os ambientes traduzem o espírito leve e solar do Rio de Janeiro com varanda que conta com bangalô, feito para momentos de puro relaxamento, uma extensão natural do clima de férias.

Na cobertura, para deixar a varanda confortável, espreguiçadeiras, sofá e paisagismo.
Foto: Renato Navarro
Érica Salguero assina projeto de cobertura duplex no bairro da Mooca, em São Paulo. Na área externa, além de banheira spa e espreguiçadeiras, ela criou uma cerca viva para trazer mais privacidade e um espaço de estar, com mobiliário orgânico, estimulando o convite ao descanso.
Projetos @cilenelupi


O teto revestido com madeira combinado com sofá suspenso laranja são pontos de cor e elementos que transmitem conforto para varanda.
Fotos: Rafael Renzo
Cilene Lupi criou um refúgio contemporâneo com materiais naturais, mobiliário orgânico e teto em madeira. A varanda, com sofá suspenso em tom de laranja, rompe a neutralidade da paleta e estabelece um diálogo vibrante com o paisagismo, cenário ideal para relaxar e apreciar o entorno.

A varanda desenvolvida por Cilene se integra ao entorno com numerosa vegetação
Foto: Fabio Zanzeri
Em outro projeto, a arquiteta aproveitou o espaço descoberto para criar um cantinho de estar, com poltronas confortáveis e um sofá resistente para áreas externas. Integrado ao verde, é o espaço perfeito para aproveitar o ar livre, o sol e a natureza.
Projetos @sabrina_salles


A paleta com tons neutros como o cinza valorizou sofá verde.
Fotos: Julia Herman
Para Sabrina Salles, o desafio foi tornar uma varanda de pé-direito duplo acolhedora e equilibrada. A arquiteta apostou na combinação de treliça de madeira e jardim vertical, compondo um cenário natural e autêntico. O ambiente se completa com uma área de jantar que convida ao convívio, unindo funcionalidade e charme.


Um balanço na varanda cria um canto de leitura e relaxamento perfeito.
Fotos: Julia Herman
Sabrina Salles comandou reforma de projeto de 180m2 no bairro de Santana, em São Paulo, com varanda charmosa que conta com balanço aconchegante e plantas pendentes. A paleta com base neutra valoriza os elementos em azul como o tapete com estampa abstrata.
Projeto @tt_interiores

A vista panorâmica aumenta o bem-estar e o descanso nesta varanda.
Foto: Divulgação
Assinado pelo escritório TT Interiores, comandado pelas irmãs Tássia e Thaisa Pereira, o apartamento de 250 m2 combina elegância, funcionalidade e conforto. A varanda não poderia ser diferente: revestida por materiais naturais, o local estimula a convivência com poltrona suspensa, vegetação e mobiliário em madeira.
Projetos @julianafabrizzi_arquitetura

O deque de madeira e a cadeira suspensa trazem sensação de conforto para o ambiente.
Fotos: Marco Antonio
Para apartamento no bairro dos Jardins, em São Paulo, Juliana Fabrizzi apostou no tom sofisticado com poltrona suspensa e paleta de tons neutros, criando uma atmosfera elegante e tranquila com a vista privilegiada.


O piso com pedras naturais misturadas com porcelanato criou atmosfera de praça para apartamento.
Fotos: Habitado Projeto
No terraço projetado pela arquiteta Juliana Fabrizzi a memória das praças e sua atmosfera intimista foi trazida para dentro de casa: o chão recebeu piso de seixo com pedras naturais e porcelanato. Juliana optou por manter o terraço separado do restante da área social para manter a sensação de área externa. O paisagismo foi pensado para trazer privacidade, já que o entorno é cercado de prédios, criando um espaço acolhedor e reservado.




Comentários