Banheiro Natureza em Essência celebra os opostos, o tempo e o afeto
- Redação
- 24 de jun.
- 4 min de leitura
Para celebrar os 20 anos de trajetória, casal de arquitetos apresenta espaço que emociona
Projeto Mariana Meneghisso e Alexandre Pasquotto @meneghisso_pasquotto_arq
Fotos: @rafaelrenzo_fotografia

Painel com tecido à mão pintado por Juliana Pelegrinello, obra de arte esculpida na parede de Gustavo Maciel e móveis com design assinado.
Há uma nova era de bem-estar residencial a caminho que trilha um movimento inexorável na arquitetura. Mais do que abrigar rotinas, os espaços seguem incorporando novos significados, tornando-se refúgios de autocuidado, acolhimento e conexão com a natureza. É sob essa óptica que nasce o ambiente Natureza em Essência, assinado por Mariana Meneghisso e Alexandre Pasquotto, casal de arquitetos à frente do escritório Meneghisso & Pasquotto Arquitetura, para a CASACOR São Paulo 2025.
Inspirado na temática desta 38ª edição da CASACOR, o banheiro Natureza em Essência convida o visitante a uma parada obrigatória no tempo. “Com a força que a arquitetura nos provê, possibilitar que o outro sonhe é inspirar a cada um o legado de deixar uma semente no mundo. O Natureza em Essência nasceu com essa perspectiva de entregar um local capaz de despertar emoções, promover a alegria de se estar e incentivar uma pausa na rotina”, explica Mariana Meneghisso.

Entre o jardim formatado por floreiras galvanizadas para expor as flores de jasmim, associada ao amor verdadeiro, a parede principal se tornou uma tela em branco que foi preenchida pelo artista Gustavo Maciel, que usa uma talhadeira para desenhar a superfície de concreto.
Em destaque, mais uma analogia sobre o casal com a apresentação de uma revoada de pássaros voando com sua plena autonomia. “Esse painel traduz com sensibilidade o espírito do nosso ambiente ao evocar as ideias de liberdade e movimento”, comenta Alexandre Pasquotto.

Contrastes de materiais, equilíbrio de ideias: pilar e viga de concreto aparente se somam ao forro com réguas vinílicas (Teto Vinílico) e o MDF rosê (Duratex) que ‘veste’ as cabines do banheiro, além da bancada com a nova resina que lembra o visual da pedra natural (Fórmica).
Com 27 m², o Natureza em Essência foi concebido como um santuário particular que difunde sensações, equilibra os contrastes e que deseja mostrar ao público a importância de reatar alguns vínculos que foram perdidos e que são primordiais à nossa existência.
Assim, alinhado com as questões funcionais, os arquitetos materializaram um banheiro que integra cabines e bancada dentro de ambientação de estar e paisagismo que reúnem fluidez e muito conforto. A dualidade é o fio condutor do projeto e, longe de ser um antagonismo, os opostos aparecem como potências que se complementam. Essa proposta é percebida em cada detalhe, do conceito aos materiais escolhidos.
Esse raciocínio se concretiza pela contraposição avistada no piso de porcelanato escuro, de aparência sólida e sóbria (linha Audaz, da Portinari), que sinaliza uma estética brutalista e urbana. Já o forro vinílico amadeirado (coleção Origens, da Teto Vinílico, by Talt), com o desenho de curvas suaves, remete ao movimento da natureza tal qual a copa de uma árvore.


Ainda na entrada, a arte é representada pelo mural de tecido, pintado à mão pela designer de superfícies Juliana Pelegrinello, que une sua obra ao concreto aparente da viga e do pilar da construção original do Parque da Água Branca. Completando a área de estar, o mobiliário assinado por designers nacionais reforça o caráter autoral e sustentável do projeto: as linhas curvas do sofá off-white (7Oito9 Design), de Richard Daniel, convida à permanência e estabelece um diálogo interessante com a forma escultural da mesa de centro orgânica desenhada pela arquiteta Fernanda Marques (Breton). No centro, o tapete é um destaque à parte e seu formato, que remete aos veios de um tronco de árvore, simboliza os ciclos da vida, o tempo, as raízes e o crescimento.


Também há inovação no banheiro Natureza em Essência: superfície da bancada lembra o visual da pedra natural, mas é a nova resina modelo Paladina Green, lançada pela Fórmica.
Na bancada, dois lavatórios repousam sobre uma superfície escultural: a nova resina da Fórmica, modelo Paladina Green, é uma prévia inédita da coleção Matizes, destinada para áreas molhadas e que também foi aplicada para revestir o banco. O projeto luminotécnico é percebido através das luzes indiretas e cênicas, com fitas de LED, que alternam a dimerização para entregar atmosferas envolventes.
As quatro cabines, incluindo um banheiro acessível e um fraldário, foram executados com a aplicação do MDF rosê nas portas e divisórias, uma escolha que reforça a paleta afetiva e aconchegante. A marcenaria sob medida garante leveza visual, mantendo a proposta de um refúgio contemporâneo e inclusivo.


O banheiro conta com quatro cabines, incluindo um banheiro acessível e um fraldário. Destaque para as cubas com acabamento fosco e metais da Deca.

Os sócios Alexandre Pasquotto e Mariana Meneghisso comemoram 20 anos do escritório Meneghisso & Pasquotto Arquitetura na CASACOR São Paulo.
Fornecedores:
+Led (iluminação): @maisled
789 (móveis e decoração): @7oito9_design
Amorim | Ogden Persianas (persianas): @ogdenpersianas e @amorimcortinas
Breton (móveis): @bretonoficial
Conceittus (paisagismo): @conceittus.decor
Coral (tintas): @tintascoral
Custom (automação e áudio): @customautomacao
Deca (louças e metais): @decaoficial
Europa Vision (vidros e espelho): @europa_vision
Fórmica Brasil (bancada e tampo do banco): @formicabrasil
Full House (decoração): @fullhousedecoracoes
Gustavo Maciel (arte em concreto): @gustavomaciel.art
Juliana Pelegrinello (mural de tecidos): @julianapelegrinello
Movelaria Pipa (marcenaria): @movelariapipa
Natura (aromas, sabonetes): @naturabroficial
Portinari (piso): @ceramicaportinari
Plaza Vasos (vasos e banco): @plazavasos
Teto Vinílico (assoalho vinílico): @tetovinilico
Tivoli (marmoraria): @tivolimarmoresegranitos
Comments